Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gentileza com chapéu do povo

Gentileza com chapéu do povo

11/09/2016 Bady Curi Neto

Há um antigo ditado que diz: “não se faz gentileza com chapéu alheio”.

O Senado da República ao julgar o impeachment da ex-Presidente Dilma Rousseff parece não conhecer o ditado e a nossa Constituição Federal.

O Julgamento do impedimento da ex-chefe maior da nação, depois de nove meses de tramitação, da aceitação da denúncia ao seu final, terminou com a trágica ofensa à Constituição Federal ao fatiar as penas impostas por força da normal constitucional.

Os Senadores após concluir que a ex-Presidente da República cometera crime de responsabilidade, defenestrando definitivamente do cargo, entendeu de estendê-la o chapéu do povo não aplicando a pena de inabilitação por oito anos para o exercício de função pública.

O Parágrafo único do artigo 52 da CF/88 prescreve: “Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, (...)”

“Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis. ”

A interpretação é literal, em outras palavras, aplica-se o que a lei quer dizer. A pena já vem definida para o caso de cometimento de crime de responsabilidade, não cabendo seu fatiamento, redução ou não aplicabilidade como ocorreu no Julgamento do Impedimento.

A preposição “com” do parágrafo único do referido artigo não quer dizer a somatória das penas, mas sim sua unicidade, a expressão é de uma clareza cristalina, que salta aos olhos de qualquer pessoa, não havendo a necessidade sequer de ser um estudante de direito para interpretá-la.

Havendo a condenação, a pena é de perda do cargo com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública (...), não há como desassociar, fatiar, separar uma pena única, esta é a sanção imposta à pessoa do representante maior da nação que cometeu o tipo penal definido na Constituição Federal como sendo Crime de Responsabilidade.

O que pode ocorrer, segundo o parágrafo único, é que esta pena singular deve ser imputada, sem prejuízo demais sanções judiciais cabíveis, o que demonstra que se o ato praticado pela Presidente configurar, além do crime de Responsabilidade, outros ilícitos cíveis ou criminal poderá responder judicialmente pelos mesmos.

O Legislador Constituinte ao redigir a penalidade dos crimes de responsabilidade a ser aplicada pelo Senado o fez de forma singular e severa, tendo em vista a relevância de um processo desta envergadura, onde se coloca como réu as maiores autoridades da República.

Neste diapasão exigiu para o processo do Impeachment, inclusive, quórum especialíssimo nas duas casas legislativas. Na Câmara Federal, para aprovação do relatório do processo do Impedimento é exigido 2/3 dos seus membros, de igual forma exige-se 2/3 dos Senadores para o seu julgamento, que deverá ser presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.

A não aplicação correta da penalidade imposta é rasgar a Constituição e fazer gentileza com o chapéu do povo.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli