Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liberdade ou libertinagem de imprensa?

Liberdade ou libertinagem de imprensa?

23/08/2016 Bady Curi Neto

A quem interessa a desmoralização de um ministro da mais alta corte de justiça do país?

Causou perplexidade ao mundo jurídico e a leitores a capa de uma revista de circulação nacional, que mostrava a imagem do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, na qual o título era: “Empreiteira delata Ministro do Supremo Tribunal”.

A forma que foi exposta a capa do periódico deixava transparecer que o ministro estaria envolvido em algum escândalo de corrupção, delatado pelo depoimento de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS (empresa ligada à operação Lava Jato/Petrolão).

Léo Pinheiro foi condenado a 16 anos e 04 meses de prisão e multa, além de ser réu em outros processos. Todavia a chamada da revista, sobre a delação do ex-presidente da OAS, insinuaria o comprometimento de Dias Toffoli.

Ao ler a reportagem, verifica-se que não há nada que possa macular a imagem do ministro citado, ao menos pelo narrado. Se não fosse a chamada da reportagem, a maioria dos leitores passariam despercebidos pela citação de Toffoli.

Segundo consta na reportagem, Léo Pinheiro teria indicado uma empresa para fazer reformas e consertos de uma infiltração na residência do ministro, sem nenhum benefício ou contrapartida, a obra teria sido arcada por Toffoli.

A própria reportagem reconhece que não existe crime, deixando de esclarecer, inclusive, a data que fora indicado a empresa ao Ministro. A notícia informa apenas que Léo enviou engenheiros para avaliar o serviço.

A liberdade de imprensa, de que sou um aguerrido defensor, é um dos pilares dos países democráticos e não pode ser confundida com libertinagem de imprensa. Esta última é fruto da irresponsabilidade, às vezes com motivos espúrios, em total falta de ética, enquanto aquela é o entrelace do direito e o dever de informar e emitir opiniões livremente aos cidadãos.

Ao ver a capa da revista, tendenciosa e maledicente, e ler a reportagem, verifica-se que não há, na essência, nenhuma ligação entre o título e o conteúdo da matéria.

Então, pergunta-se: a quem interessa a desmoralização de um ministro da mais alta corte de justiça do país?

A resposta vem da consciência de cada indivíduo, mas pode-se denominar a publicação da capa de libertinagem e a reportagem de liberdade de imprensa.

A tentativa de desmoralização ou enfraquecimento do judiciário é um depauperamento. A função de decidir impede agradar a todos.

Há pouco tempo, o magistrado citado na reportagem deu uma liminar, em habeas corpus, concedendo liberdade ao ex-ministro Paulo Bernardes, tendo sido alvo de várias críticas.

As decisões judiciais e o judiciário, por óbvio, não estão imunes a opiniões diversas, seja pelos cidadãos, pelos operadores do direito ou pela academia. As críticas, quando não são meros inconformismos injustificados, resultam no aprimoramento da justiça.

As ponderações devem ser bem recebidas pelos membros do poder judiciário ou qualquer outro poder ou instituição. O que é inadmissível é campanha de difamação ou escárnio contra pessoas ou instituição, posto que além de ser contraproducente, apenas tem o condão de enfraquecê-las perante a opinião pública.

O fortalecimento do poder judiciário, assim como uma imprensa livre e responsável, é sinônimo do fortalecimento da democracia.

Somente pode-se avançar culturalmente com a liberdade de imprensa, e não com a libertinagem, esse é um verdadeiro retrocesso.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) 



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli