Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que a CPI da merenda precisa apurar

O que a CPI da merenda precisa apurar

11/07/2016

Os parlamentares estaduais paulistas decidiram acertadamente pela abertura da CPI da Merenda.

São Paulo acompanha as apurações do superfaturamento e das fraudes em licitações denunciadas na Operação Alba Branca, do Ministério Público Estadual, sobre a venda de suco a 22 prefeituras do interior paulista e à própria Secretaria de Educação do Estado.

Implicados no esquema foram presos, hoje são processados e citaram o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez (PSDB), que é oriundo do Ministério Público, como um dos supostos beneficiários do esquema.

O deputado nega veementemente, abre seu sigilo e diz do seu interesse em ver a questão esclarecida em termos definitivos. Tudo acontece num momento crítico da política brasileira, decorrente do impeachment presidencial e da revelação de criminosos atos de corrupção apurados pela Operação Lava Jato.

Diante de tão delicado quadro, os parlamentares estaduais paulistas decidiram acertadamente pela abertura da CPI da Merenda, que tem como foco a apuração do esquema e suas repercussões. Importante que levantem detalhadamente como se operavam as fraudes para, a partir desse conhecimento se adotar procedimentos administrativos que eliminem a possibilidade de se repetirem.

E que também restem esclarecidos quais os operadores do esquema criminoso e qual o papel de cada um para que recebam a devida punição legal. Além dos operadores diretos das fraudes, temos lançados à baila os nomes de altas figuras do Estado, além dos prefeitos e auxiliares das 22 cidades citadas na Alba Branca.

É importante atentar para o nexo causal. Antes da formação do juízo sobre a participação (ou não) de cada um, buscar saber se agiram de alguma forma dolosa ou culposa para produzir o resultado danoso (no caso as vendas superfaturadas e fraudadas) ou se estariam sendo apenas citados sem a sua própria ação ou até conhecimento da empreitada lesiva ao interesse público.

É aconselhável também verificar a possibilidade de alguém, abusando da confiança, ter praticado os atos e exposto seu chefe ou líder. A negativa de Fernando Capez merece ser analisada, assim como as razões dos outros agentes públicos citados no caso.

Mais que isso, suas razões precisam ser confrontadas com as provas para, ao final, não restarem a impunidade e nem a punição injusta. O deslinde do caso interessa a todos os paulistas e, evidentemente, aos envolvidos que estejam certos do não cometimento de ilícitos...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli