Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pirataria sorri para os brasileiros

Pirataria sorri para os brasileiros

22/03/2017 Luiz Nantes

Produtos piratas na área médico-hospitalar.

No Brasil, convivemos com diversos produtos piratas como brinquedos, roupas, eletrônicos e uma infinidade de outros produtos que adquirimos sem saber que são piratas.

Agora, o que vemos é o aumento dessa prática na área médico-hospitalar, em especial nas próteses e implantes, realidade que põe em risco a vida das pessoas que sofrem procedimentos cirúrgicos com produtos fabricados com materiais inadequados, técnicas rudimentares e sem condições mínimas de higiene e descontaminação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem combatido a produção ilegal de próteses e implantes odontológicos. A segunda fase da “Operação Fake” realizada semana passada no interior de São Paulo e que acontece em todo o país, apreendeu quase 40 mil componentes falsificados encontrados em uma fábrica e uma distribuidora da cidade de Indaiatuba.

Em dezembro de 2016, na cidade de Valinhos, também no interior de SP, outra fábrica foi fechada por utilizar o mesmo maquinário para produzir peças de carro e próteses, sem qualquer condição de higiene. Essas ações tem gerado um alerta sobre esse tema e as consequências que produtos não licenciados podem causar à saúde da população brasileira.

Estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), mostram que cerca de 30% dos implantes comercializados no país são falsificados. As fabricantes de implantes investem constantemente em tecnologia, pesquisa e estrutura para oferecer produtos cada vez mais eficientes, porém, também sofrem com a falsificação.

Torna-se impossível competir com os preços cobrados por produtos piratas, se comparados com os produzidos com alta tecnologia, matéria-prima importada e sob um rigoroso controle de qualidade. Ao longo dos anos, as grandes empresas do ramo da implantodontia desenvolveram métodos para melhorar cada vez mais a qualidade dos materiais.

Vale lembrar que, em todos os casos na implantodontia, precisamos conectar uma peça protética (abutment) ao implante instalado na boca. Por esse motivo, quanto mais preciso é esse encaixe, melhores são os resultados. As empresas piratas não conseguem atingir o mesmo grau de qualidade, prejudicando a união do componente protético ao implante.

Essa desadaptação pode acarretar problemas severos. Entre eles podemos listar a soltura da prótese, a fratura do parafuso no interior do implante, a contaminação bacteriana da área e finalmente a perda de osso ao redor do implante.

Todas essas consequências comprometem tanto a saúde da área, como sua qualidade estética. Dessa forma, podemos concluir que o uso de componentes piratas coloca em risco a saúde do paciente e podem gerar um resultado estético desfavorável.

Além do comprometimento com a saúde, qualidade e segurança, os produtos piratas geram, por ano, mais de R$ 115 bilhões de prejuízo aos cofres públicos, segundo dados do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP).

Esse impacto orçamentário afeta União, estados e município e reflete diretamente no investimento realizado na área de saúde pública, por exemplo. A divulgação destas ações é importante para alertar a população sobre o que tem sido comercializado nos consultórios pelo país.

Conhecer o profissional e pesquisar sobre os produtos que serão usados é fundamental para o combate à pirataria. Desconfiar de preços muito baixos ou produtos com facilidade de compra pela internet, são o começo dos cuidados para garantir produtos de qualidade e procedência técnica.

* Luiz Nantes é Consultor Científico da S.I.N. Sistema de Implante, graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Lins e MSc em Implantodontia pela São Leopoldo Mandic.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli