Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Teoria da conspiração furada

Teoria da conspiração furada

14/09/2017 Bady Curi Neto

A discussão, a “briga” jurídica deve se ater, exclusivamente, ao campo processual.

Esta semana, após uma reviravolta jurídica e política, com vários acontecimentos “bombásticos” como do depoimento de Antônio Palocci ao Juiz Sergio Moro, a prisão dos executivos da JBS e o constrangimento do Procurador Geral da República em convocar uma coletiva de imprensa, denominando fatos como gravíssimos, que na realidade não passavam de bravatas, a imprensa publicou uma foto do Rodrigo Janot, em um bar, com o advogado, Pierpaolo Bottini, que representa os executivos Joesley Batista e Ricardo Saud.

O flagra, denominado como uma cena constrangedora, ocorreu em Brasília, em uma mesa de bar, onde Janot e o advogado conversaram por cerca de 20 minutos. Segundo relatou o advogado, o encontro ocorreu ao acaso.

“Na minha última ida a Brasília, este fim de semana, cruzei casualmente com o Procurador Geral da República, num local público e frequentado da capital. Por uma questão de gentileza, nos cumprimentamos e trocamos algumas palavras, de forma cordial. Não tratamos de qualquer questão outra ou afeita a temas jurídicos. Foi uma demonstração de que as diferenças no campo jurídico não devem extrapolar para ausência de cordialidade no plano das relações pessoais. ”

Realmente não há nada de constrangedor o advogado conversar com o procurador, seja em um bar, em um restaurante ou mesmo que mantenha uma relação de amizade, os dois são operadores do direito, cada um exercendo seu papel profissional que não se misturam e não atrapalham a relação pessoal e de cordialidade.

A ex-adversidade se resume apenas no campo jurídico, onde cada qual defende o interesse de quem representa, o advogado de seus Constituintes e o Procurador Geral do Estado Acusador. O que às vezes causa estranheza aos olhos de quem não milita na área jurídica, é o fato de nós, operadores do direito, estarmos em polos opostos em um processo judicial e não no relacionamento pessoal.

Digo isto porque sou advogado militante há aproximadamente 25 anos e nunca me tornei inimigo de colegas que advogam para a parte contrária à do meu cliente. Em processos judiciais sempre há um autor e um réu, representados por seus advogados, promotores, procuradores, advogados do Estados, etc.

A discussão, a “briga” jurídica deve se ater, exclusivamente, ao campo processual, caso contrário, os fóruns e os tribunais seriam os maiores octógonos do planeta, fazendo inveja a qualquer MMA. O fato do Procurador Geral, Rodrigo Janot, ter encontrado ou encontrar com o advogado ex-adverso em nada abala a reputação de ambos.

Destaca-se que o encontro se deu ao acaso e depois de Janot ter pedido a rescisão do acordo de colaboração premiada e a prisão dos executivos da JBS, o que demonstra, apenas, civilidade e cordialidade entre o acusador e o defensor, cada qual exercendo seu múnus profissional, o resto é Teoria da Conspiração, no caso, furada.

* Bady Curi Neto é advogado, ex-juiz do TRE-MG, fundador do escritório Bady Curi Advocacia Empresarial.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli