Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma agressão à Veja, à Editora Abril e à liberdade de imprensa

Uma agressão à Veja, à Editora Abril e à liberdade de imprensa

31/10/2014 Lucas Berlanza Corrêa

Após Dilma dizer que editora Abril estaria praticando “terrorismo eleitoral", a sede da editora em São Paulo, foi atacada por cerca de 50 pessoas.

Enquanto a candidata petista Dilma Rousseff se esforçava por responder ao irrespondível no último debate da Rede Globo de Televisão, os verdadeiros democratas, já profundamente preocupados com o tipo de projeto de poder que o Partido dos Trabalhadores e seus defensores sustentam para o país, assistiram surpresos a uma das mais absurdas demonstrações de sua índole intolerante e totalitária.

O país já havia acordado com a notícia da bomba na matéria de capa da Revista Veja, do finado Roberto Civita, detestada pelos esquerdistas e petistas – hoje, diga-se de passagem, porque, quando suas páginas denunciavam os escândalos do governo Collor, entusiasmava os correligionários da legenda que presentemente nos governa. A matéria dava conta de que o doleiro Yousseff, envolvido nos escândalos da Petrobras e beneficiado pela delação premiada, afirmou que ninguém menos que Lula e Dilma tinham plena ciência do gravíssimo esquema que funcionava na estatal.

A reação do PT, já no começo do dia, foi oposta a tudo que se esperaria de um governo responsável, que defendesse legitimamente a liberdade de expressão. Em seu horário de propaganda eleitoral, a candidata petista afirmou que a editora Abril estaria praticando “terrorismo eleitoral” e teria que se entender com a Justiça. Na prática, taxou a revista de criminosa, ao alegar que ela e seus “cúmplices“ – “forças ocultas”, que não sabemos quem são – responderiam pelo malfeito. Tentou, junto ao TSE, censurar a publicação, impedir que a revista circulasse. Felizmente fracassou. Terrorismo de verdade, porém, ocorreu mais tarde.

De acordo com informações veiculadas em diferentes portais de notícia e que já haviam chegado ao nosso conhecimento através da agilidade providencial das redes sociais, a sede da editora Abril, na zona oeste de São Paulo, foi atacada por cerca de 50 pessoas. Elas fizeram pichações, espalharam sacos de lixo rasgados, edições picadas da revista Veja e pedaços de papel higiênico em frente ao local, e assinaram sua “obra” com a sigla da União da Juventude Socialista. Segundo testemunhas, os “manifestantes” – o que é um eufemismo para identificar esses agressores da democracia – passaram cerca de meia hora lançando gritos de guerra contra a revista.

O PT, com sua retórica incessante e propositada em defesa da “democratização da mídia” – outro gentil eufemismo, desta vez para se referir a “controle” e “censura” -, já havia mostrado de forma nua e crua a verdadeira face de seu projeto totalitário, ainda pela manhã, ao buscar silenciar o inconveniente e fazer suas “juras de vingança” a um veículo de imprensa, que mais não fizera que cumprir seu dever. Com isso, sinalizou para a reprodução das agressões à livre expressão na mídia, já promovidas por seus parceiros e aliados ideológicos no continente, como a tirânica Venezuela chavista. Já à noite, seu discurso irresponsável de ódio deu, por sua vez, a demonstração mais lamentável de seus trágicos efeitos.

Ao contrário do que disse Dilma, a revista não “insinuou” nada. Ela referenciou uma denúncia que havia sido feita por Youssef e que será dada a conhecer na continuação dos trâmites legais. Resguardou sua fonte, como lhe é dado fazer por direito. Em sua ânsia totalitária e fascistóide, a presidente alegou que houve tentativa de “golpe eleitoral” na divulgação de uma notícia “sem provas”, e que seria ilegítima a antecipação do lançamento da revista (normalmente publicada aos domingos). Isso teria, no entendimento de Dilma, apenas o propósito de perturbar as eleições e baquear a democracia. Não se pode admitir que uma presidente da República pronuncie tais despautérios.

A Revista Veja e a Editora Abril obtiveram uma informação, apuraram e, de forma absolutamente legal, cumpriram seu dever de divulgá-la, o que significa prestar um serviço à nação. O autoritarismo petista, em contrapartida, presta um desserviço à ordem democrática e ao Estado de Direito, insuflando a repulsa e o ódio a quem apenas executou sua função. A atrocidade de agredir a sede da empresa é apenas um prenúncio simbólico do que representará o tratamento que essas pessoas desejam dar aos órgãos de imprensa, esteios fundamentais em um regime de liberdade.

É preciso que os brasileiros repudiem estrondosamente tais atos de barbárie, que maculam e envergonham nossa realidade sócio-política e nosso patamar como civilização. O que foi feito não foi pouco significativo; foi um ataque físico e direto à liberdade de imprensa e, por extensão, um ataque ao Brasil e ao povo brasileiro, posto que tal ato representa, em menor escala, o que tenderá a crescer se os anseios do petismo em relação à chamada “grande mídia” (o que quer dizer todos aqueles que incomodarem o governo com críticas minimamente ácidas) forem satisfeitos. Precisamos estar alertas e mostrar nas urnas que não admitimos esse tipo de incivilidade hedionda, que prezamos nossas liberdades e queremos viver em uma nação onde elas sejam garantidas.

*Lucas Berlanza Corrêa é Acadêmico de Comunicação Social e Colunista do Instituto Liberal.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli