Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lula Decide. Ponto Final

Lula Decide. Ponto Final

03/12/2009 Fábio P. Doyle

Tomou a defesa do sr. Zelaya e não recua. Afinal, ele fala pelo Brasil, conforme decidiu o Supremo. Arruda nega importância ao mensalão brasiliense e diz que será reeleito. Os antecedentes lhe dão razão.

LULA, em mais uma manifestação de sua arrogância: "O Brasil não tem o que rever em sua posição quanto a Honduras. Não iremos reconhecer a validade das eleições". Como se vê, ele assumiu por inteiro o poder no país. Ele decide, e ponto final. Aliás, foi o que cinco ministros do Supremo decidiram no caso do criminoso italiano Battisti. O Supremo, segundo os cinco, tem funções apenas de consultor, de parecerista, em processos de interesse ideológico do grupo que comanda o Executivo. A palavra final é do todo-poderoso Lula da Silva. Felizmente, quatro ministros independentes não pensam assim.

O GOVERNADOR de Brasília, sr. José Arruda, envolvido em mais um episódio desprimoroso, este com direito a filmagem e gravações das maracutaias por ele praticadas, afirmou em entrevista que é inocente do "mensalão"brasiliense, e que vai vencer as eleições de 2010, reelegendo-se para o governo do Distrito Federal. Parece absurda sua confiança. Mas quem acompanhou os processos dos dois mensalões anteriores, o dos mineiros (que lástima!) e o nacional, percebe que há fundamento no que ele afirmou. O mensalão mineiro até hoje não deu em nada, permanecendo na dependência do voto de um ministro do Supremo, que pediu vista sem prazo para devolver os autos. O mensalão nacional também resultou em nada. E mais: aquele que seria o principal emvolvido, e beneficiário do esquema inventado por Marcos Valério, o presidente Lula da Silva, escapou por inteiro das acusações e foi reeleito presidente, pouco tempo depois…

ASSIM caminha, trôpega, claudicante, a aldeia planaltina.

* Fábio P. Doyle é Jornalista e membro da Academia Mineira de Letras



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto