Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Roberto Jefferson x José Dirceu

Roberto Jefferson x José Dirceu

22/10/2010 Helder Caldeira

O universo político brasileiro é tautológico. Pobre daquele que acredita que o grande embate das eleições presidenciais de 2010 está sendo travado entre o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff. Comparar nas urnas as eras Fernando Henrique Cardoso e Lula? Que nada! O tabuleiro de xadrez transformou-se num ringue de sumô, onde os verdadeiros rikishis são Roberto Jefferson e José Dirceu, um agarrado no mawashi do outro.

De um lado, Roberto Jefferson, 57 anos, advogado petropolitano, presidente nacional do PTB, cantor lírico e motociclista nas horas de folga. Na década de 80 pesava mais que a Dona Redonda de Saramandaia e desfilava seu chapéu Panamá em uma F1000, único carro que lhe permitia entrar em pé. Nos anos 90 integrou a tropa de choque contra o impeachment, uma espécia de BOPE do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

A redenção de Roberto Jefferson veio nos primeiros anos desse novo século. Começou a fazer aulas de canto e desfez-se de uma centena de quilos que lhe sobravam. Rejuvenesceu. Ficou garotão. Nesse impulso de rebeldia pueril, despiu-se no meio da avenida política. Subiu à tribuna e denunciou o maior escândalo de corrupção da história recente da República. Seu depoimento na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, no dia de seu aniversário, foi mais assistido que final de Copa do Mundo. Mas, como dedou a ladroagem de seus pares, foi torturado e cassado. Recentemente lançou um CD de músicas românticas onde, entre outras pérolas, cantam bem “Fly me to the Moon” e “Smile”.

Do outro lado, José Dirceu, 64 anos, mineiro de Passa-Quatro (o que, na enciclopédia da corrupção, parece-me bastante sugestivo), também é advogado e membro da executiva nacional do PT, para os quais é um símbolo de resistência. Foi um dos presos políticos trocados pela libertação do embaixador americano Charles Elbrick, sequestrado nos Anos de Chumbo. Foi deportado para o México e, logo depois, exilou-se em Cuba. Nas tentativas de voltar ao Brasil clandestinamente, transformou o rosto com plásticas e mudou de nome, dando origem ao hoje famigerado “Zé” Dirceu.

Com a eleição de Lula em 2002, passou a ser o segundo homem mais poderoso da República, como ministro-chefe da Casa Civil. Após ser acusado de chefiar uma quadrilha política que assaltava os cofres do país, de comprar deputados no escândalo conhecido como Mensalão e de provocar “instintos primitivos” em Roberto Jefferson, Dirceu deixou o ministério e, posteriormente, teve seu mandato de deputado federal cassado. Assim como Jefferson, mantem um blog na internet onde escreve “abobrinhas”.

Nestas eleições presidenciais, estão em campos opostos. Dirceu integra a campanha da companheira Dilma Rousseff. Jefferson engrossa a massa do comitê do tucano José Serra. Nos bastidores, o grande burburinho é para saber quem sairá vitorioso e regressará ao Palácio do Planalto com direito a tapete vermelho, aplausos efusivos da plateia e, quem sabe, levar de brinde um ministério ou uma estatal. Quem vencerá: José Dirceu ou Roberto Jefferson? Está oficialmente aberta a temporada de apostas. Façam as suas!

* Helder Caldeira - Escritor, Articulista Político, Palestrante e Conferencista - [email protected]



O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso