Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Velocidade do mundo moderno: inimiga da saúde

Velocidade do mundo moderno: inimiga da saúde

26/08/2010 Dra. Nadja de Sousa Ferreira

O ritmo agitado do dia a dia causa cansaço crônico e fadiga no trabalho, que podem gerar confusão mental, desânimo, apatia e até depressão.

Redes sociais, i-phones, netbooks, laptops... A informação está em todos os lugares, ao alcance de todos, e chega cada vez mais rápido. Não é preciso ser um alto executivo para pensar em trabalho durante boa parte do dia. E este excesso de estímulo gera estresse físico e mental. Resultado: cada vez mais, há um aumento das queixas de cansaço nos consultórios médicos, nos últimos anos.

O cansaço crônico é um desgaste orgânico. Pode gerar confusão mental, desânimo, apatia, depressão e, até mesmo, perda da libido. Uma maneira de combater esse problema é buscar hábitos e estilos de vida saudáveis. Praticar exercícios, dormir bem, ter uma boa alimentação, dedicar um tempo para o lazer e para si próprio, entre outras iniciativas, é fundamental.

Além da importância da vida saudável, um novo estudo norte-americano - feito por profissionais da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos - mostra que suplementos à base de aminoácidos e fitoterápicos podem ser promissores para ajudar a combater situações de cansaço físico. O estudo analisou a resposta à suplementação com arginina e extrato de semente de uva, na capacidade física para o trabalho, em 50 indivíduos, submetidos a situações de fadiga, comprovando sua ação ergogênica, ou seja, a sua capacidade de melhorar a performance nas atividades físicas ou relacionadas ao trabalho (ocupacionais).

Os aminoácidos contribuem para reduzir a quantidade de amônia do corpo e a fadiga fisiológica e, ainda, aumentar a capacidade física e mental.

Existem evidências que demonstram a ação benéfica da substância no tratamento dos processos infecciosos em geral, inclusive nos causados pelo estresse.

Há aminoácidos que não são produzidos pelo organismo, mas necessários para o bom funcionamento do corpo. Eles são quebrados por enzimas, após a ingestão de proteínas. A arginina, por exemplo, aumenta a resistência e disposição física. Como estimula a liberação do hormônio do crescimento, ela possui ação anti-envelhecimento. É adquirida através da ingestão de alimentos como peru, nozes, trigo, cacau, leite e ovos.

Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, como aminoácidos, vitaminas e minerais, alinhada à prática regular de exercícios, é sempre a melhor alternativa para uma vida saudável, com mais disposição e bem-estar.

*Dra. Nadja de Sousa Ferreira Medica do Trabalho (CRM: 523678-5), Diretora Cientifica da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT).



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto