Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mês do consumidor: ter estratégia é fundamental para impulsionar as vendas

Mês do consumidor: ter estratégia é fundamental para impulsionar as vendas

17/03/2023 Ellen Silvério

Ao contrário do que se pensa, o Dia do Consumidor, 15 de março, surgiu para conscientizar os consumidores sobre seus direitos e não para promoções como é feito hoje.

É engraçado que a data foi pensada para proteger aqueles que compram e com o tempo, surgiram as ideias de promoções e descontos, e as reclamações de consumidores aumentaram.

De acordo com uma pesquisa do site Reclame Aqui, deste ano, 63,5% dos respondentes afirmam não conhecer o Dia do Consumidor.

Logo, podemos perceber que muitas vezes, a pessoa não sabe do que se trata, vê uma promoção e acaba tentada a adquirir um produto que muitas vezes, nem precisa.

O planejamento precisa ser tanto para o consumidor quanto para o vendedor. Não adianta querer aproveitar a data para vender mais e sair distribuindo desconto nos produtos, no final, você pode acabar se frustrando.

Para oferecer um desconto, uma promoção, é preciso se planejar, calcular os possíveis lucros, a oferta e demanda do produto.

Apesar das empresas aproveitarem a data comercial como mais uma oportunidade de venda, antes de mais nada, a data também é de conscientização sobre o consumo responsável.

Os consumidores devem estar atentos aos seus direitos, como o direito à informação clara e precisa sobre os produtos e serviços, o direito de arrependimento e o direito à garantia.

Dessa forma, a responsabilidade precisa ser compartilhada entre os consumidores e as empresas. As empresas têm que oferecer produtos e serviços de qualidade e respeitar os direitos dos consumidores, enquanto os consumidores devem fazer escolhas conscientes e exigir seus direitos sempre que necessário.

* Ellen Silvério é educadora financeira.

Para mais informações sobre mês do consumidor clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Aline Lourenço



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento