Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Redes de franquia invadem o interior do país

Redes de franquia invadem o interior do país

03/04/2011 Marina Nascimbem Bechtejew Richter

Os altos custos dos terrenos nas grandes metrópoles, associados à escassez de pontos comerciais e à saturação das lojas franqueadas nas capitais têm acarretado o aumento da expansão das redes de franquia para as cidades do interior do país. Esse processo, já detectado por diversas redes, vem sendo utilizado cada vez com maior frequencia, principalmente com o objetivo de evitar a canibalização da marca e a concorrência interna entre franqueados.

Apesar de o mercado de franquias nas cidades do interior estar aquecido, alguns cuidados devem ser tomados tanto por parte da franqueadora como por parte dos candidatos a franqueados, para que não haja frustração com o negócio.

Entre esses cuidados, vale destacar:

- A realização de estudos prévios com o objetivo de analisar a viabilidade da entrada da franquia, bem como da aceitação do produto ou serviço, nas cidades de menor porte. Isso é importante pois existem produtos e/ou serviços que não se adaptam a determinadas regiões, seja em razão do clima, poder aquisitivo ou outros fatores;

- A necessidade, se for o caso, de adaptação do negócio original, principalmente com redução de custos, para permitir a expansão pelo interior;

- Um estudo sobre a logística de abastecimento da rede, evitando, assim, falta ou escassez de produto na loja franqueada. Se a rede não tiver canais de distribuição adequados, a expansão deve ser retardada até a eliminação do problema;

- Criação de uma equipe interna da franqueadora capaz de fornecedor a consultoria e o suporte demandados pelos franqueados, seja local ou remota, permitindo, assim, a operação regular da loja franqueada;

- O operador da franquia deve ter as características exigidas pela franqueadora, bem como dedicar-se ao negócio e estar inserido na sociedade local. Apesar da força da marca e da rede, qualquer deslize na sua operação pode trazer sérios prejuízos aos negócios. Vale ressaltar que isso também é importante para as franquias localizadas nas capitais. Porém, em razão de uma característica própria de cidades interioranas, onde o senso comunitário é bem maior que nos grandes centros, esse cuidado deve ser reforçado.

O processo de interiorização das franquias segue o exemplo dos shoppings centers, que estão se dirigindo para o interior em busca de novos mercados. Dos mais de 30 shoppings que iniciarão as suas atividades no ano de 2012, apenas três ficam nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

* Marina Nascimbem Bechtejew Richter é sócia do Kurita, Bechtejew e Monegaglia Advogados – KBM Advogados - [email protected]



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena