Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ser diferente é o único caminho para a sua marca sobreviver

Ser diferente é o único caminho para a sua marca sobreviver

08/08/2023 Ciro Rocha

Se diferenciar é uma estratégia eficaz para destacar-se no mercado e garantir a sobrevivência de uma marca.

Dentro do mundo dos negócios, onde tudo é altamente competitivo, saber contar histórias e oferecer algo exclusivo aos clientes, tende a ser um diferencial importante.

Porém, nem só a diferenciação de marcas garante sua sobrevivência. É possível observar diversas abordagens para garantir o sucesso de uma marca, e cada uma pode ser relevante em diferentes contextos.

É preciso apostar nas adaptações das estratégias de marketing, que geralmente são eficazes às mudanças de mercado e desempenham um papel importante na sobrevivência de uma marca, além da diferenciação de outros elementos, como qualidade de produto e atendimento ao cliente. 

Podemos observar claramente que as empresas entendem que revisar suas missões, visões e valores vale a pena para aumentar o número de clientes e, consequentemente, expandir-se, alcançando suas metas.

Para se ter uma ideia, em 2020, as pesquisas no Google por rebranding dispararam, atingindo mais de 80% no mesmo ano. 

Essa nova visão pode envolver diversos aspectos, como a vontade de oferecer produtos ou serviços mais inovadores, adotar uma nova abordagem de marketing ou até fornecer uma experiência excepcional para o cliente.

É importante entender as necessidades e desejos do seu público-alvo, identificando as maneiras de atendê-los e, assim, se diferenciando em relação aos concorrentes.

É sempre importante ressaltar que a diferenciação por si só, pode não ser o suficiente. Na maioria das vezes uma marca também precisa se adaptar às mudanças de mercado.

Para isso, torna-se importante apostar em pesquisas de desenvolvimento, para assim, manter-se atualizada com as tendências e poder oferecer um valor real para os consumidores.

Não à toa, já existem empresas que auxiliam as marcas nestes processos, estudando a fundo e trazendo uma estratégia eficaz para a sobrevivência, considerando todos os fatores para garantir sucesso a longo prazo.

Portanto, posso afirmar que ser diferente não é uma escolha no mundo atual. Se diferenciar faz parte do processo de estruturação de uma marca de sucesso, que se reinventa a cada momento para sobreviver. Fique atento!

* Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas.

Para mais informações sobre marca clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PiaR Group



Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray