Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A primeira impressão…

A primeira impressão…

29/02/2012 Dô Salies

Assim como no mercado da moda, o varejo considera o que há de matéria-prima abundante, além de novidades e tecnologia, para escolher tendências que vão estampar as vitrines do ano.

O que é escolhido para servir de chamariz para os clientes depende também de novos materiais e conceitos. No ano passado, o papel foi um dos elementos mais  explorados, bem como suas diversas possibilidades, formas e texturas, abrindo as portas para a tendência de materiais naturais, que deve seguir em abundância em 2012.

O destaque, porém, será dado à madeira, que fará o conceito eco-friendly, sustentável e amigo –no sentido de próximo, agradável- ganhar ainda mais espaço e importância.

Outra aposta é a tecnologia, que deixou de ser exclusividade do setor de eletroeletrônicos e, há algum tempo, avança tornando as vitrines mais interativas, com movimentos e funções curiosas, como, por exemplo, as televisões 3D e telas touch screen. Outra aposta é a substituição dos televisores pelos tablets, que geram ainda mais interatividade com o cliente.

Num aspecto mais cultural, mesmo já tendo sido utilizado em alguns momentos do passado, os filmes institucionais serão cada vez mais vistos na ambientação do ‘cartão de visita’ das lojas. Só que dessa vez para ficar, afinal trata-se de um espaço estratégico, quiçá o de maior contato entre a marca e o consumidor. Outro caminho a ser adotado como tendência é o minimalismo, no qual permanece o conceito do less is more.

O mote é trabalhar efetivamente o que se quer vender e não tanto o ornamento na vitrine. Neste grupo entram aqueles varejistas que gostam de expor o item de forma consistente, aparente e comercial. É o produto evidenciando o próprio produto.

Em linhas gerais, uma boa vitrine, hoje, precisa ter estruturas ou materiais que possam ser facilmente reproduzidos em uma segunda, terceira ou décima loja. Mas se o consumidor leva apenas cinco segundos para olhar e entender uma vitrine, porque tamanho empenho em estruturá-la?

Ora, é importante ter sempre em mente que a vitrine é uma ferramenta de marketing, que tem a função de vender o produto sozinha. Além do mais, vale a sabedoria popular que diz que a primeira impressão é a que fica.

* Dô Salies é graduada em Desenho Industrial pela FAAP e especializada em Marketing Promocional pela ESPM. 



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto