Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Proteger a pele dos raios solares através da alimentação

Proteger a pele dos raios solares através da alimentação

11/03/2012 Dra. Sylvana Braga

As férias acabaram, mas o verão continua até meados de março. Por isso, algumas dicas ainda são válidas para aproveitar de maneira correta estes últimos dias de muito sol.

A pele, o maior órgão do corpo humano, merece cuidados especiais, principalmente quando se trata da exposição ao sol. Entre suas diversas funções estão: contato, transpiração, estímulo sexual, exsudação, termorregulação, nutrição e proteção. Nestes períodos de exposição solar, mesmo nos horários mais convenientes e com o uso de protetores, uma alimentação saudável pode ser grande aliada.

Segundo Wilhelm Stahl e Helmut Sies no artigo “Carotenoids and Protection against Solar UV Radiation”, se alimentar com alimentos funcionais pode auxiliar a fotoproteção da pele, melhorando sua cor, textura e brilho. A sugestão é que haja uma alimentação rica em carotenóide, que é uma das substâncias mais importantes. No artigo “Carotenoids and Flavonoids Contribute to Nutritional Protection Against Skindamage from Sunlight”, publicado na Revista Biotechnol, Wilhelm Stahl confirma que os carotenóides contribuem para a nutrição e proteção do dano da pele sob a luz solar.

O carotenóide é um excelente antioxidante natural que pode combater os radicais livres de oxigênio, que são um dos mais danosos à pele. Os radicais livres podem atacar o DNA, o material genético das células e provocar mutações, principalmente o câncer. Há cerca de 600 carotenóides na natureza. Os mais comuns são o betacaroteno ou o licopeno, excelentes fotoprotetotes que diminuem as radiações de ultravioleta e as lesões das mesmas sobre a pele.

Para Cerqueira e Medeiros, concentrações altas de licopeno e betacaroteno alteram a permeabilidade da membrana da célula às toxinas, ao oxigênio e aos metabólitos locais. Dentre os alimentos ricos em carotenóides, estão: cenoura, laranja, caju, damasco, melão orange, melancia, batata doce, pimentão vermelho e amarelo, abóbora, pequi, dendê, tomate, salsinha, pupunha, abricó, buriti, gema e alga marinha. É importante lembrar que frutas amarelas contêm até quatro vezes mais betacarotenos que os vegetais folhosos como espinafre, couve, agrião e brócolis.

* Dra. Sylvana Braga é nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena