Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Apresentação pessoal: Quando a pressa é inimiga da perfeição

Apresentação pessoal: Quando a pressa é inimiga da perfeição

22/03/2012 Flávia Quintella

Quem me conhece sabe o quanto bato na tecla da importância da imagem pessoal, principalmente no mercado de trabalho. Estar sempre bem vestida e apresentável é primordial para quem quer chegar ao topo.

O que fazer quando a pressa falar mais alto? Aconselho a parar por um minuto e pensar na atitude que vai tomar, pois pode mudar – e muito – o rumo das coisas. Outro dia, uma cliente chegou numa reunião comigo com o vestido todo sujo. Nossa reunião era à noite e ela confessou que a filha a sujou às 7h00 da manhã, ao deixá-la na escolinha. Para não chegar atrasada no trabalho, optou por ir trabalhar (e passar o dia inteiro) toda suja.

Se eu puder dar um conselho, digo para voltar pra casa, se trocar e chegar um pouco atrasada na empresa. Celulares estão aí para isso: ligue e avise que vai atrasar. Imprevistos acontecem. E é melhor chegar atrasada a ir trabalhar com uma mancha enorme no meio da camisa. Sim, todo mundo repara na sujeira, no botão que está faltando, no rasgo, no furo, no sapato que precisa engraxar, no esmalte que está descascando, no cabelo emaranhado, na unha suja ou que precisa cortar, na barba por fazer, etc.

E você pode ser marcada justamente por esse único dia que deixou a pressa falar mais alto. Já pensou ser pega de surpresa numa reunião com a diretoria ou um cliente importante, justamente quando você não está apresentável? O chefe ou o cliente podem achar que você não tem um trabalho “limpo”, organizado, se forem julgar pela sua aparência. E quem pode condená-los? Você confiaria num cirurgião que está com a unha suja, camisa machada de gordura e casaco furados? Ficaria segura de que a operação seria um sucesso?

Duvido muito! Pense nisso quando acordar atrasada ou for pega de surpresa com algum imprevisto. E tenha sempre em mente que aparência conta e muito!

*Flávia Quintella é consultora de imagem e estilo.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto