Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Avanços contra a Hepatite C

Avanços contra a Hepatite C

23/03/2012 Dr. Marcelo Mendonça

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 170 a 200 milhões de pessoas estejam infectadas no mundo pelo vírus da hepatite C (HCV) e 350 mil pessoas morram por ano devido às complicações da doença.

Especialistas trabalham com a hipótese que dois milhões de brasileiros sejam portadores do HCV e dados apontam que entre 1 e 5% dos infectados morrem em consequência da cirrose ou do câncer de fígado, as mais temíveis complicações da doença.

A hepatite C é atualmente a principal causa de transplante hepático nos países desenvolvidos e aproximadamente 80% dos pacientes não apresentam quaisquer sintomas, o que dificulta a detecção precoce e o tratamento que impede a evolução para as formas crônicas da doença.

Por este motivo, é importante manter um acompanhamento médico regular e realizar exames de rotina. Ela é considerada uma epidemia silenciosa e a cura só é obtida em aproximadamente 48% dos casos. Como a grande maioria dos infectados não desenvolve sintomas, acabam transmitindo o vírus para outras pessoas pelo contato com o sangue infectado.

A maioria dos pacientes só procura tratamento quando a doença atinge seu ápice, levando a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático.

A doença também pode ser transmitida verticalmente (da mãe para filho). Um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine, concluiu que pacientes infectados com o vírus da hepatite C crônica que não tiveram resposta às terapias mais comuns, podem ser beneficiados a partir da adição direta de novos agentes antivirais. O novo coquetel atenua os efeitos colaterais do tratamento e promete ajudar pessoas que não tiveram resposta aos métodos antigos.

Em outro estudo recente, pesquisadores da Oxford University publicaram resultados promissores com uma vacina para a Hepatite C. No estudo, 41 voluntários saudáveis produziram uma forte resposta protetora sem o aparecimento de efeitos colaterais indesejáveis. Agora, o próximo passo será aplicar a vacina em pessoas com risco de infecção por hepatite C para entender como elas reagem.

Embora os resultados ainda sejam preliminares, uma luz no fim do túnel passou a ser visualizada e a comunidade científica aguarda ansiosamente os próximos passos da pesquisa. Os resultados positivos alcançados serão de importância fundamental para o controle da doença em um futuro próximo. Mas por enquanto, prevenir-se é o melhor remédio.

* Dr. Marcelo Mendonça, chefe do departamento de Infectologia do Hospital Santa Paula.



O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso