Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O desafio de chegar aos quatro cantos do Brasil

O desafio de chegar aos quatro cantos do Brasil

08/05/2012 Marcos Coimbra

É notório que há um descompasso entre o crescimento da infraestrutura e o crescimento do mercado nacional.

Infelizmente, hoje, nós ainda temos uma infra deficitária para atender a uma demanda industrial crescente. E é exatamente a necessidade de atender a essa demanda que trará novas oportunidades para se investir em infraestrutura, já que existe um sério problema em estradas, portos, ferrovias e aeroportos que tornam a logística um entrave no país.

Se observarmos que o crescimento econômico dos últimos oito anos acelerou ainda mais a expansão da informática, começamos a entender como os desafios de infraestrutura afetam a distribuição desses produtos. Alguns números podem mostrar claramente essa tendência exponencial.

Em 2009, ao todo, foram vendidos 13,7 milhões de computadores, sendo que este número representa um crescimento de 23,5% ante 2009. Esse crescimento foi ainda maior no Norte e Nordeste, que tiveram quase 30% a mais de computadores vendidos na comparação anual. Esse cenário traduz a responsabilidade do distribuidor de informática em suprir uma demanda crescente e pulverizada, que se espalha em um país de dimensões continentais. A eficiência logística se tornou fator primordial.

A revenda que está na região Norte hoje já tem uma demanda de clientes considerável e necessita de um atendimento ágil e dinâmico, mesmo que quase todos os distribuidores estejam concentrados entre Sul e Sudeste. É um xadrez complicado. Ao mesmo tempo em que o país capenga na questão estrutural, o setor de distribuição precisa se adequar rapidamente a uma nova realidade organizacional. Por mais que os grandes centros ainda representem um volume muito maior de negócios, quem ainda não está pensando em outras regiões vai ficar para trás.

Não obstante, a ST não assinada por todos os estados, se torna outro obstáculo para realizarmos negócios em determinados locais. Contudo, é importante perceber o esforço conjunto da cadeia para dinamizar esse atendimento. É necessário que o governo federal reduza os juros da Selic para viabilizar um aumento dos investimentos e garantir uma dinâmica de desenvolvimento saudável e sem gargalos.

A infraestrutura exige investimentos de longo prazo e um longo ciclo sustentável de crescimento do PIB impõe uma baixa taxa de retorno dos investimentos de infraestrutura, de modo que se viabilize o custo de produção. A informática iniciou um ciclo virtuoso no Brasil. Se pensarmos em democratização do acesso a internet, por exemplo, temos aproximadamente 40% da população usuária da grande rede.

Esse número chegando a patamares de países desenvolvidos (entre 70%/80%), toda a cadeia que envolve produtos e transportes precisará se dinamizar. Principalmente com o governo dando subsídios em estradas, ferrovias, portos e aeroportos. O país precisa inverter a lógica dos investimentos.

Enquanto o crescimento da demanda projetar as ações, e não as ações se projetarem para a demanda de longo prazo, o esforço será grande para manter um atendimento padrão... do Oiapoque ao Chuí.

*Marcos Coimbra (foto) é Vice-Presidente da ABRADISTI.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena