Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cadastro Inadequado: o grande vilão das empresas

Cadastro Inadequado: o grande vilão das empresas

26/07/2012 Alexandre Noviscki

Um dos maiores erros - se não o maior-, das empresas quando falamos em obrigações tributárias e fiscais é o cadastro inadequado.

Causa falhas em cálculos e classificações dos arquivos empresariais, além de ser o grande vilão quando se trata dos atrasos. Outro grande problema que percebemos dentro das corporações é a resistência em utilizar sistemas e serviços especializados.

São eles que mantêm os relatórios de acompanhamento, que ajudam na prevenção das multas e que possibilitam as retificações dos arquivos em tempo hábil, além de corrigirem definitivamente os erros nos aplicativos. Percebemos que as grandes empresas estão começando a ser multadas agora devido aos erros na hora de coletar as informações para a NFP (Nota Fiscal Paulista).

Porém, essas multas estão ocorrendo porque o Procon/SP deu inicio ao lote de autuações. Pelo fato desse sistema ser eletrônico, acredito que o número de empresas autuadas será muito maior nos próximos meses. Preparem-se! Basicamente o que acontece é que o sistema converte uma denúncia do consumidor em autuação, caso o fornecedor da NFP não justifique a tempo esta reclamação.

Para evitar as multas desnecessárias recomendo que o fornecedor monitore o site da Nota Fiscal Paulista para checar se existem denúncias contra o estabelecimento. Caso ele encontre alguma, deve registrar, prontamente, a justificativa e procurar retificar as falhas que por ventura tenham ocorrido no sistema.

Alerto que esse monitoramento só é possível de ser feito de forma manual, o que torna o processo demorado. Por isso aconselho que as empresas tenham uma área especifica para esta tarefa, dependendo do volume de informação e de filiais.

O conselho que damos aos nossos clientes e temos visto melhoras significativas, é treinar a equipe para acompanhar as reclamações no site da NFP, e atuar de maneira pró-ativa, sempre corrigindo falhas que causem a inconsistência nas informações encaminhadas para a Secretaria da Fazenda, ou muitas vezes nem mesmo enviadas.

O que sugiro como alternativa é terceirizar essa tarefa com empresas especializadas ou fornecedoras de sistemas, relatórios e com equipe treinada para lidar com essa tarefa de maneira mais eficiente. Com certeza isso diminuirá o passivo de multas que já ultrapassa a casa dos milhões. Então, por que esperar mais? Com organização e uma empresa especializada as multas não serão mais um problema.

* Alexandre Noviscki é diretor da H2A Soluções Corporativas, empresa especializada em soluções práticas em assessoria de TI nas áreas contábil, fiscal e tributária.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto