Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Apple = inovação

Apple = inovação

12/12/2012 Mario W. Okuno

Aparelhos e acessórios com o símbolo da maçã são sinônimo de inovação e se tornaram os preferidos dos amantes da tecnologia. É inegável a importância da Apple neste setor.

iPod,  iPhone, iPad foram os produtos que guiaram o mercado na última década, a empresa produziu quase todos os lançamentos e tendências para o mundo tecnológico. Mas o que a mais inovadora das fabricantes de equipamentos eletrônicos está fazendo para se superar?

Fundada em 1976 por Steve Wozniak e Steve Jobs, a Apple só começou a ser reconhecida mundialmente em 2006, quando o MacBook, famoso notebook branco da maçã,  se tornou sucesso absoluto de vendas por trazer um processador Intel (em vez do PowerPC) e novos recursos por um preço bastante acessível se comparado a seus antecessores na época.

A Apple também ganhou notoriedade no setor de tecnologia móvel. iPods, iPhones e iPads são os mais disputados pelas suas versões cada vez mais modernas e diferenciadas. O setor tecnológico está apostando todas as suas fichas na tecnologia mobile e a Apple também é pioneira neste nicho.

Por isso, entre as suas inovações desse ano, está o iPad Mini, aparelho que tem as mesmas funções de um iPad comum, só que em tamanho menor, apenas 7,2 milímetros, ou seja, a espessura de um lápis. Também foi lançado o iPhone 5, o sexto smartphone da Apple, sucessor do iPhone 4S, com tela de 4 polegadas e resolução com a tecnologia retina.

O aparelho traz um novo design e um dock menor do que as versões anteriores. A Apple também se destaca nos aplicativos. Em 2012, a Apple Store foi a primeira loja virtual a alcançar a marca de 1 milhão de aplicativos para smartphones, segundo informações da empresa de marketing Appsfire.

Além disso, também será lançado nos próximos dias a 11ª versão do iTunes, gerenciador de mídia da Apple. A Apple foi eleita a companhia mais inovadora em 2012, de acordo com um estudo divulgado pela consultoria Booz & Co, chamado The Global Innovation 1000. É o terceiro ano consecutivo que a empresa recebe o título.

No mês de agosto, a companhia alcançou o maior valor de mercado intradia (quando se considera os valores atingidos no meio do pregão) de todos os tempos nos Estados Unidos, superando a marca anterior, obtida pela Microsoft em 1999. A promessa de abertura da Apple Store no Brasil é mais um motivo de felicidade para aqueles que não aguentavam mais a longa espera na chegada dos aparelhos em terras brasileiras.

iPhones e iPads já chegavam aqui com defasagem, já que suas versões se atualizam com demasiada rapidez, agora poderão ser comprados com menos tempo de espera. Com a entrada no Brasil, a companhia chegará a 15 países com lojas próprias. Atualmente, são 395 lojas espalhadas pelos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Austrália, China, Suíça, Alemanha, França, Espanha, China, Holanda e Suécia.

A abertura da loja da Apple no Brasil deixa claro como o consumidor daqui faz toda a diferença nos lucros da loja americana, uma vez que seremos o primeiro país da América Latina a receber uma loja física. Com a morte de Steve Jobs, houve quem apostasse que a empresa passaria por problemas, mas todos os lançamentos e ranking apresentados comprovaram que a multinacional caminha pelo lado oposto das especulações, principalmente no quesito inovação.

*Mario W. Okuno, diretor geral da Mobimax.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto