Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como prever o futuro

Como prever o futuro

31/01/2013 Paulo Salvador Ribeiro Perrotti

Precisamos encarar a realidade: simplesmente não sabemos prever o futuro. Erram grosseiramente nas suas previsões desde economistas famosos até consultorias internacionais em várias áreas.

Logicamente, precisamos ouvir tudo o que pudermos ouvir, exercitar metodicamente o planejamento, mas precisamos reconhecer que, novamente, não sabemos prever o futuro. Ninguém sabe e nem pode saber. Quem afirmar que pode prever ou montar um complexo modelo estatístico de forecast é ingênuo ou picareta.

Então, o que nos resta? Precisamos proteger nossas empresas e nosso patrimônio contra um futuro absolutamente desconhecido. A resposta é simples: reforçar paranoicamente o caixa e adiantar todas as ações que pudermos adiantar, reforçando o caixa imaginário do tempo. Só lidamos com dois recursos: dinheiro e tempo. Precisamos tê-los em estoque! Estocar dinheiro e tempo sempre foi um excelente conselho e não consta nos anais quem se arrependeu de ter dinheiro ou tempo em excesso. 
Como você estoca dinheiro? Bem, leia meus outros 500 artigos e verá que o tema é recorrente. Como você estoca tempo? Leia os mesmos artigos e verá que o tema também é frequente. Adiante o cronograma e reduza custos de forma obstinada, cruel, metódica, como se o mundo fosse acabar amanhã, como se sua empresa fosse quebrar depois de amanhã. 
Seja paranóico e determinado na estocagem de tempo e de dinheiro. Planeje o que puder e toque a vida em frente. Você precisa acertar entre 50 a 60 % do seu plano e os outros 40 % (as surpresas) você “tira de letra” com seu estoque de caixa e de tempo. É assim! O resto é poesia, complicação desnecessária e preguiça.
Ah, e não se esqueça de acompanhar semanalmente as vendas (ou até diariamente) e os seus planos de ação. 
* Paulo Ricardo Mubarack é diretor da Mubarack Consultoria



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena