Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As redes sociais não podem ser mais ignoradas

As redes sociais não podem ser mais ignoradas

24/03/2013 Lilian Loiacono

As redes sociais estão ficando cada vez mais presentes na vida das pessoas e não são mais usadas somente para interação pessoal, mas também para pesquisar, opinar, resolver pendências, dúvidas e até realizar compras.

Com isso, as empresas devem estar preparadas e estruturadas para interagir de uma forma ágil, não só em relação a todos os comentários postados a seu respeito, mas também a todas as solicitações dos clientes. O cliente quer ser atendido no canal que escolher, quer interação.

Por isso, elas devem investir em tecnologias que facilitem a comunicação e monitoramento desses multicanais, fazendo com que os agentes respondam de forma ágil e eficiente aquilo que está sendo requisitado. É preciso ter consciência que, à medida que a interação com o cliente é ampliada, a complexidade do processo também fica maior e precisa ser bem administrada.

Escolher uma plataforma que seja adequada à sua central de atendimento é o primeiro passo. Há no mercado várias plataformas que ajudam a simplificar o atendimento nesses canais de relacionamento e que não só monitoram as redes sociais, mas também auxiliam nos processos de venda, atendimento e suporte. O investimento é válido e importante. Para escolher uma plataforma que esteja de acordo com as necessidades de sua empresa, é necessário fazer sua lição de casa e pesquisar.

Dê preferência a uma plataforma que se integre ao serviço que já esteja implementado em sua empresa, para que o processo seja o mais simples possível. Além disso, a plataforma deve ser fácil de ser manejada. Verifique como é determinado o fluxo de atendimento, se a plataforma monitora o perfil do cliente e se permite que as respostas sejam direcionadas para o agente que esteja mais preparado para atender a solicitação do cliente.

Sem contar que a solução deve estar preparada para responder no mesmo ambiente no qual o cliente fez o contato. Na parte administrativa, é importante que a plataforma recupere conversas, administre as ilhas de atendimento e os agentes e emitam relatórios significativos para o gerenciamento da sua central. Enfim, a plataforma deve proporcionar uma estrutura que facilite a comunicação entre a empresa e o cliente de forma ágil e eficiente no canal que melhor lhe convier.

*Lilian Loiacono é gerente de marketing da XGEN, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para atendimento ao cliente.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena