Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância de comer bem para emagrecer

A importância de comer bem para emagrecer

23/03/2013 Roberta Stella

O excesso de peso (sobrepeso e obesidade) deixou de ser exceção na vida do brasileiro.

A análise do comportamento do peso da população adulta brasileira através de quatro inquéritos populacionais (ENDEF 1974-1975, PNSN 1989, POF 2002-2003 E POF 2008-2009), realizados pelo IBGE, observou o aumento da prevalência do sobrepeso, bem como da obesidade tanto na população masculina como, também, da feminina. No intervalo de 34 anos, o excesso de peso aumentou três vezes entre os homens e, entre as mulheres, a prevalência dobrou.

Os impactos que uma população com maior quantidade de gordura no corpo traz vão desde econômicos, sociais e, evidentemente, o impacto na saúde. Ser obeso significa aumentar o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como, por exemplo, diabetes, hipertensão, taxas de colesterol e triglicérides sanguíneos aumentados. De frente a esse cenário alarmante, quem possui algum grau de excesso de peso pode se render ao emagrecimento rápido, altamente restrito e que, também, traz prejuízos à saúde.

As necessidades de nutrientes que o corpo precisa receber dos alimentos não se alteram no processo de emagrecimento. Porcentagem de participação de carboidratos, proteínas e gorduras, bem como quantidades de vitaminas e sais minerais devem ser oferecidas igualmente se o objetivo é manter ou eliminar peso. Assim, se o emagrecimento se dá pela restrição de energia, o mesmo não vale para os micronutrientes (vitaminas e minerais).

Ao optar por uma alimentação altamente restritiva energeticamente (calorias) e se os alimentos são fontes de nutrientes, corre-se o grande risco de não conseguir atingir as quantidades recomendadas de vitaminas e minerais, além de ter um desequilíbrio dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras totais).

Uma dieta para emagrecer baseada somente na restrição excessiva de calorias impactará na saúde, podendo levar a deficiências de ferro (provocando anemia), de vitamina D (que impacta na absorção de cálcio) e, também, na própria deficiência de cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos e na prevenção da osteoporose, principalmente, entre as mulheres; além de desânimo, apatia e perda de rendimento que a grande restrição de calorias provoca.

Uma alimentação não é baseada somente na quantidade de calorias, mas também, na de vitaminas e minerais que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Pessoas que têm como objetivo emagrecer devem estar cientes de que o emagrecimento rápido leva ao ganho novamente de peso e, ao mesmo tempo, a uma alimentação deficiente em nutrientes que impacta diretamente na saúde.

Por isso, ao desejarem emagrecer, é fundamental buscar métodos seguros e baseados em recomendações feitas por órgãos de saúde, tendo o endossamento de um nutricionista. Optar por dietas e produtos da moda coloca em cheque a saúde do indivíduo e é fundamental esclarecer a população que dietas não se resumem somente a calorias, mas também às quantidades de nutrientes que ela possui.

Sabendo disso, fica mais fácil gerenciar a alimentação, ter o emagrecimento desejado e, ao mesmo tempo, não coloca a saúde em risco.

*Roberta Stella é nutricionista chefe do Portal Dieta e Saúde, braço do Portal Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar da internet brasileira.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena