Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O clamor das ruas: caem as máscaras

O clamor das ruas: caem as máscaras

10/07/2013 Floriano de Lima Nascimento

Nos últimos dias, a população brasileira assustou-se com os fatos acontecidos no campo político. A mobilização popular tem o poder de fazer cair a máscara e outras fantasias, desvelando a face nua da verdade.

Manifestações aparentemente autônomas – pelo menos enquanto não se provar ao contrário – ocorreram em vários Estados do país, exigindo melhores condições de vida para a população: melhor distribuição de renda (logo, melhores salários), saúde, emprego, moradia, transporte, combate à corrupção, enfim, cuidados e iniciativas capazes de melhorar o quadro geral de um país que espera por isso há muito tempo.

Chega de oportunismo, chega de carreirismo, chega de política praticada à sorrelfa, nos gabinetes do poder. O que se quer agora – e isso não foi, em muitos casos, verbalizado pela população, mas interpretado pelos analistas – é que se deixe de tratar o povo como mero objeto de políticas sacadas espertamente dos bolsos dos cidadão, para abrir espaço à sua atuação, na busca das justas aspirações que sempre as motivaram: melhor distribuição de renda, segurança, saúde e outros itens apregoados em todas as eleições, mas sistematicamente negados ao povo.

Governantes e legisladores que não seguiram esse caminho vâo descobrir que o povo deixou de respeitá-los, para construir seus próprios percursos, o que nem sempre, ou quase nunca, significa encontrar o caminho da paz e harmonia social.

Como outras cidades do país, Belo Horizonte se lembrará ainda por muito tempo das hordas humanas movendo-se para fazer seus protestos contra a situação a que chegaram.

Como só acontece nessas ocasiões, muitas máscaras caíram, entre elas as utilizadas por supostos líderes que sempre simularam uma adesão completa às bandeiras populares, mas jamais agiram, quando detinham o poder, de modo coerente com seu discurso repetitivo e insincero.

A mobilização popular tem o poder de fazer cair a máscara e outras fantasias, desvelando a face nua da verdade.

Há que aprender a lição e atender aos apelos dos cidadãos que, mesmo pecando muitas vezes pelos excessos, trouxeram à tona a sua ira contra o modo como as elites no poder tratam habitualmente o homem das ruas.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena