Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como aperfeiçoar o canal de vendas

Como aperfeiçoar o canal de vendas

16/07/2013 Marcos Coimbra

Atualmente, o mercado encontra-se bastante aquecido e a competição acirrada exige diferenciais que vão além dos valores dos produtos, mas que podem ser encontrados na excelência do atendimento, diferencial de entrega e um bom serviço de pós-venda.

Para as empresas do mercado de distribuição, onde o preço das ofertas é algo muito parecido, uma equipe de vendas preparada tem o poder de reter clientes e conseguir informações privilegiadas que auxiliam na boa formação de estratégia. A necessidade de aperfeiçoar uma equipe de sell out vai além do objetivo de conseguir fidelidade na realização das metas estipuladas e de desenvolverem projetos de crescimento em curto prazo.

É necessário conseguir uma base sólida de relacionamento e fonte de conhecimento para os revendedores, que anseiam por comodidade e efetividade na hora da compra. Mas para desenvolver um canal de vendas eficiente na distribuição, são necessários alguns cuidados essenciais.

Os “gerentes de contas” precisam primeiramente, estar alinhados com as políticas e valores da empresa em que trabalham. É preciso investir tempo em constantes treinamentos, tanto sobre produtos, quanto técnicas de vendas. A equipe precisa ser munida diariamente de argumentos para oferta e ciente de tudo que acontece no mercado: falta de produtos, troca de linhas, queda brusca de preço etc.

Incentivos realizados através de campanhas de marketing são essenciais para motivar e gerar entendimento sobre o que é importante vender com afinco no momento. Naturalmente, um bom vendedor, precisa de um bom líder. A liderança comercial precisa ser “viva”, integrada e com feeling para cobrança. Deve conseguir ajudar sua equipe a estabelecer prioridade na hora de planejar roteiros de contatos e visitas, assim como na hora de ofertar, e também identificar pontos que estejam dificultando o trabalho de quem está de frente com o cliente.

Vendedores devem ter objetivos claros, devem ter “liberdade” na hora da negociação, devem ter acesso a um sistema eficiente de geração de informações para que eles possam acessar dados relevantes sobre os clientes e ainda ter possibilidade de inserir comentários que construam um histórico dos mesmos. O atendimento em excelência é o grande segredo para o sucesso do negócio da distribuição e deve ser prioridade na hora de distribuir os investimentos em melhorias.

*Marcos Coimbra, diretor da ABRADISTI, Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena