Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Franquia: Uma ótima opção para quem deseja ter o próprio negócio

Franquia: Uma ótima opção para quem deseja ter o próprio negócio

14/08/2013 Maria Zeli

O setor de franquias é extremamente promissor para quem deseja entrar no mundo empresarial.

Em nosso país possuímos uma lei específica para este tipo de empreendimento: lei nº 8955 de 15 de dezembro de 1994, que regulamenta a relação entre franqueador e franqueado, com direitos e deveres das partes. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o índice de mortalidade de uma unidade franqueada é de 1% comparado aos 22% vivenciados por empresas unitárias, que fecham suas portas antes de completar o segundo ano de atividades.

Numa franquia de trajes para festas, por exemplo, o franqueado não precisa inicialmente ter experiência na área (existe curso de treinamento para isso), mas é necessário ter garra e uma imensa vontade de trabalhar para fazer o negócio dar certo. Além disso, é preciso ter capital para a taxa de franquia e de giro até a nova empresa chegar ao equilíbrio, o que levará aproximadamente 6 meses. A franquia de aluguel de trajes é muito rentável. É inacreditável!

Veja algumas dicas para escolher e abrir sua franquia:

- O primeiro passo se dá pelo ramo de atuação, mas deve ser algo com que o franqueado se identifique, tendo muito prazer em trabalhar na área escolhida em sua própria franquia;

- Escolhida a modalidade é o momento de analisar as propostas dos franqueadores. Verifique os custos e veja como está seu capital para investir, pois o recomendado é usar no máximo 30% do total angariado através de financiamento.

- Assim que fizer a seleção entre os franqueadores escolhidos, entre em contato e receba todas as informações sobre o negócio; não há custo nenhum envolvido nesta fase.

- É imprescindível várias conversas entre franqueador e franqueado para se ter uma visão realista e saber o quanto é profissional o atendimento da franquia desejada.

Franchising é o sistema de negócios mais moderno e técnico. Atualmente, é muito utilizado para quem quer o desenvolvimento de um negócio forte, próspero e ético.

*Maria Zeli é estilista, consultora de moda e franqueadora da marca Maison Maria Zeli.



O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso