Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A oportunidade das redes sociais para o mercado de TI

A oportunidade das redes sociais para o mercado de TI

21/08/2013 Mariano Gordinho

A última pesquisa do Ibope apontou que já somamos 94 milhões de brasileiros com acesso à internet.

Já de acordou com levantamento do Facebook, o Brasil alcançou 73 milhões de usuários.

Ou seja, quase quatro em cada cinco brasileiros conectados possui uma conta na rede social. Os números consolidam um crescimento de 630% desde fevereiro de 2011, quando o Facebook começou oficialmente sua operação no Brasil e abriu um escritório em São Paulo.

Na época, a rede social tinha 10 milhões de usuários no país. Segundo a companhia de Mark Zuckerberg, um a cada três brasileiros cadastrados já visita a rede social a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ao mesmo tempo, uma pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre o fenômeno da “Consumerização de TI no Brasil” revela que houve aumento no acesso às redes sociais para fins comerciais no país, e 34% dos brasileiros entrevistados utilizam o Facebook para trabalho.

O Brasil lidera a lista dos países em que os profissionais acessam o site pelo menos uma vez por dia para fins corporativos e pessoais: 58,8% dos brasileiros entrevistados disseram navegar no Facebook diariamente, enquanto na Inglaterra eles são 44,3%e na França 35,9%. Para completar esse cenário, um estudo da consultoria McKinsey aponta que as tecnologias sociais têm o potencial de aumentar a produtividade de trabalhadores qualificados de 20% a 25%.

Especificamente no mercado de distribuição de TI, com mais de 3 mil revendas no país, criamos uma grande oportunidade. Afinal, desse alto número de empresas, mais de 80% delas contam com menos de dez profissionais e são companhias com cunho familiar, de acordo com a Pesquisa do Setor, Salarial e Censo de Revendas. Esse é o principal público que está conectado na rede social. É um empresário que utiliza em formato pessoal, mas ao mesmo tempo profissional. Ele está ali para se comunicar com os amigos, mas também em busca de negócios.

Cabe então ao distribuidor marcar presença nesse ambiente, utilizar as redes sociais para ter mais uma via de diálogo com o empreendedor que precisa de informações e de atenção. Com este objetivo, os distribuidores precisam passar a olhar as redes sociais e encará-las como oportunidade. As mídias sociais não são mais um luxo para qualquer empresa. Hoje é um canal para estar na frente do contato e ampliar a proximidade do cliente.

*Mariano Gordinho é Presidente da ABRADISTI – Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena