Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Errar faz parte do processo de empreender

Errar faz parte do processo de empreender

29/08/2013 Marcus Linhares

“Inovar é errar, quebrar paradigmas e encontrar o equilíbrio entre novos e velhos valores a fim de satisfazer nossas necessidades”

Dizem as boas línguas que para cada erro cometido existirão dois acertos! Com isso, acho que errar deve, também, ser uma das especialidades de um empreendedor. O erro também pode ser resultado de ideias nascentes de “surtos” empreendedores, momento em que o indivíduo acha que pode solucionar problemas com soluções inviáveis.

Daí apaixonam-se pela ideia e surtam ao pensar que ela deve ser estática e não adaptável às realidades do cenário em que será aplicada. Por isso saber errar, não significa continuar errando. Significa conhecer e entender o caos resultante do erro, e isso é a faísca da inovação, para construir as novas ideias.

E por falar em inovação e ideias, quando o assunto é empreendedorismo, torna-se indispensável a discussão e relação entre os dois fatores. A inovação pode ser percebida como uma ação que provém da intenção de quebrar um paradigma para satisfazer novas necessidades. Isso porque vivemos num mundo empreendedor, pois todos os avanços desenvolvidos na história quebram velhos paradigmas para construir novos. A ideia de reformular experiências é o resultado da necessidade humana de convencionar alternativas de melhoria para sua sobrevivência.

Todo esse processo pode começar a partir de simples questionamentos sobre o cenário que nos circunda e quais as lacunas a serem preenchidas, ou os paradigmas a serem quebrados. Tais questionamentos possibilitam uma percepção daquilo que é comum e sua tendência a mudar para se transformar naquilo que é novo ou diferente. Tal diagnóstico requer do indivíduo uma visão capaz de determinar quais alternativas são capazes de desenvolver o estágio de equilíbrio entre o fator novo e o fator velho.

Este equilíbrio define o domínio das possibilidades de satisfazer novas necessidades a partir da modificação do cenário já diagnosticado. A partir daí é possível estruturar novos ou diferentes conceitos e planejar o exemplo a ser definido. Em suma, a inovação é o preenchimento de uma lacuna entre um paradigma e uma nova necessidade, representada pela criação ou incremento sobre uma invenção gerando um novo negócio, novo produto ou uma nova tecnologia.

Acerca disso é possível perceber que a inovação é uma ruptura do que é convencional, para a criação de algo novo, diretamente ligada à satisfação das necessidades e, seu desempenho deve estar condizente com as expectativas do indivíduo que irá satisfazê-la. O empreendedor, por ter uma percepção apurada de seu cenário, consegue fazer dessas prerrogativas um instrumento gerador de diferenciação daquilo que ele pretende oferecer ao seu público, porém vale ressaltar que esse empreendedor deverá estar constantemente se adaptando às novas possibilidades de se inovar, pois as necessidades nunca cessarão.

*Marcus Linhares, Professor e Empreendedor. Bicampeão do Prêmio Educação Empreendedora (Endeavor/Sebrae) e autor do e-book C.H.O.Q.U.E.: Tratamento para o Surto Empreendedor.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena