Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Educar para a vida

Educar para a vida

06/10/2013 Gilmar Silvério

Todos sabemos a importância da educação para o desenvolvimento humano e emancipação das pessoas.

Por isso, ela não pode ser tratada nem encarada, em hipótese alguma, como uma mera mercadoria. Esse direito, assegurado inclusive pela Constituição Federal, deve ser visto como uma conquista, uma evolução de cada um de nós ao longo dos anos. Estamos falando, portanto, de um processo que envolve o relacionamento entre vários atores sociais importantes: professores, pais, alunos, gestores da educação e a sociedade organizada.

Logo, um ensino de qualidade só será possível com a junção de esforços de todas essas pessoas. Para isso, é preciso envolver elementos como a sociabilidade, o acesso e a manipulação de conhecimentos produzidos pela humanidade, a compreensão, a experimentação e a expressão de todas as formas de convívio e de linguagens.

O ambiente adequado para propiciar essas condições é, por excelência, a escola. Ela deve estimular o convívio entre estudantes, professores, diretores e demais profissionais da área, além da comunidade local. A boa escola e o bom educador são aqueles que preparam, realmente, nossas crianças e jovens para se tornarem cidadãos capacitados a enfrentar os desafios do mundo.

Fazer isso significa despertar nos alunos valores ligados à solidariedade, à fraternidade e à paz, sempre respeitando as diferenças existentes entre as pessoas. O fato é que não há escola democrática e de qualidade sem a participação efetiva de todos os que nela estão direta ou indiretamente envolvidos.

Daí que o empenho e a dedicação dos profissionais de ensino no cumprimento de sua tarefa, muitas vezes de maneira ainda árdua, deve ser louvada e elogiada por quem acredita que outro mundo é possível: um mundo de pessoas críticas, conscientes e promotoras da justiça social.

*Gilmar Silvério é professor da rede estadual de ensino e secretário de Educação de Santo André.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena