Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fim de Ano… hora de recarregar as energias e curtir a família!

Fim de Ano… hora de recarregar as energias e curtir a família!

19/12/2013 Daniele Vilela Leite

Mais um ano acabando... Hora de comemorar e descansar! Período que para muitos é sinônimo de férias!

Um ano se passou e com ele, trabalhos, estudos, passeios, conhecimentos, aprendizados, alegrias, tristezas, encontros, mudanças e também muitas realizações, conquistas de alguns sonhos, de novos amigos, de bens materiais e imateriais, enfim, conquistas que nem imaginávamos ou não esperávamos que viessem tão rapidamente.

Poxa, quanta coisa aconteceu! Os fatos que nos marcaram durante esse ano não caberiam neste texto. Alguns bons e outros nem tanto, mas o que importa é que, de alguma forma, adquirimos conhecimento, experiências e aprendizado! Bom, o ano está chegando ao fim, e nossas energias também. Para recarregá-las, nada melhor que descansar. As férias são esperadas por todos: empresários, chefes, gerentes, subordinados, professores, diretores, orientadores; todos aqueles que realizam uma jornada de trabalho.

Normalmente, quando chega o final do dia, queremos ir para casa, descansar e repor as energias para o outro dia. Mas, para muitos, o “chegar em casa”, nem sempre é sinônimo de descanso; ao contrário, significa iniciar o “segundo turno”: lavar, passar, cozinhar, cuidar da casa e, principalmente, dos filhos. Sim, os filhos! Nesse período do ano as crianças estão cansadas de toda uma rotina e mesmo que não cumpram uma jornada de trabalho, participam de diversas atividades: escola, trabalhos e tarefas (que muitas vezes contam com auxílio dos responsáveis), inglês, curso de reforço, música, futebol, ballet.

Para os adultos, pode até parecer “pouca coisa”, mas para as crianças tudo isso é bem puxado. Se pensarmos nos pequeninos da creche, então, esses são verdadeiros guerreiros! Se para os adultos oito horas de trabalho são cansativas, imaginem para uma criança que passa quase 10 horas do seu dia em uma instituição. Claro, com atividades diferenciadas: pedagógicas, de lazer, recreação, higiene e sono, e todas realizadas com dedicação e carinho pelos funcionários.

Mas já imaginou o quanto é desgastante para as crianças? Por mais que gostem e se divirtam nesse ambiente, nada melhor do que estar em suas casas, com o carinho e o cuidado de sua família. Enfim, o que importa é que o fim do ano chegou! Vamos aproveitar esse período comemorativo para descansar, rever parentes e amigos, rir, passear, viajar e aproveitar cada minuto em companhia de pessoas agradáveis. E, se não for fazer nada disso, mesmo ficando em casa, aproveite esse período para rever algumas coisas em sua vida.

Talvez coisas simples, mas que, devido à correria do dia a dia, deixamos de lado para priorizar outras atividades. Aproveite também para “curtir” seus filhos, sobrinhos, primos... Junte as crianças e saia para fazer algo. Que tal jogar bola, ou levá-los para fazer uma caminhada, andar de skate, de bicicleta? Melhor ainda se for em um ambiente seguro como um parque, ou em um centro esportivo, onde não haja o perigo do trânsito! Aproveite essas datas tão especiais, pois só as teremos novamente daqui um ano, quando chegar a hora de recarregar as energias novamente! Boas Festas!

*Daniele Vilela Leite é Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação, com grande experiência em trabalhos relacionados à Educação.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto