Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tática

Tática

01/02/2014 Marco Aurélio Marinho de Melo

"Tática" é um relato sobre como o verdadeiro amor pode acontecer em qualquer lugar e sem hora marcada. Prova, acima de tudo, que não é necessário estratégias para alcançá-lo.

“Celina”. Foi assim que ela disse o próprio nome. Assim com qualquer pessoa diz quando se apresenta. “Celina?” . Eu repeti. Não que ele fosse estranho e eu não tivesse entendido. Isso seria feio. O que estava acontecendo naquele momento era muitas coisas, de menos, feio. De certo modo, queria sentir novamente tal coisa quando ela pronunciou as letras C-E-L-I-N-A.

Estendi minha mão para cumprimentá-la. Afinal, estava curioso para saber o que mais aconteceria ao tocá-la. Estupidamente, eu ainda disse: "Celina com “C” ou “S”?". De qualquer forma, ela riu. Envergonhada, olhou para baixo e fingiu ler. Encontrou conforto em seu livro. Não notei nenhum olhar com o canto do olho, mas pude sentir que ela estava esperando que eu continuasse a conversa. Ou talvez, fosse eu imaginando uma cena de filme em minha mente.

Então, foi a partir dali que tudo mudou. Pois é, não foi nenhuma cena de filme. Foi algo sincero. Ao contrário do que julgava até o momento, ela estava apenas terminando de ler o capítulo de um livro chamado “lições da vida”, assim como qualquer pessoa faria para não perder a linha de raciocínio. Depois, então, ela se voltou para mim novamente e disparou a falar. Mostrou-se também uma bela ouvinte, e o melhor de tudo: o motivo dela saber escutar não era porque ela queria ser gentil.

Ela ouvia bem porque simplesmente queria ouvir o que eu tinha a dizer. No entanto, o que mais me surpreendeu foi que, depois de um tempo, eu fiquei completamente calado. Logo eu, que sempre tenho algo a dizer, fiquei calado. Durante a conversa, meus momentos preferidos eram exatamente estes. Quando ela parava para me ouvir, e eu ficava calado. Porque, pela primeira vez, ao invés de eu usar esses silêncios de conversa para pensar em algo inteligente para dizer (como sempre faço), e assim, agradá-la, eu simplesmente a observava.

Olhar para ela era como enxergar o seu coração, pois, sinceramente, ela era ingênua demais para protegê-lo e escondê-lo. Ela: cabelo arrepiado e roupa amarrotada do colégio. Eu: cara de trabalho e roupa suada. Contudo, era só isso, um mero detalhe do destino. Para falar a verdade, acredito que ambos estávamos tão próximos no pequeno espaço que estabelecemos ficar, que não havia espaço para se preocupar em se proteger sentimentalmente e fisicamente.

Nós apenas éramos o melhor de nós e não sabíamos disso. Confesso que, quando sentei ao lado dela (antes de ouvir ela dizer “Celina”), achei que havia usado a minha melhor tática: como um bom vendedor de livros, eu havia dito: “Oi, posso te ajudar?”. No final, todas as táticas sumiram. O segredo era não saber qual era o segredo. Para atingir determinado fim, era preciso apenas saber que ele não existia. Ou pelo menos fingir que não. Porque, na verdade, o fim seria a soma de todos os momentos. Momentos como esse. O fim seria realmente o Fim se eu não houvesse percebido a importância das junções.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena