Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O nosso mercado digital só cresce

O nosso mercado digital só cresce

14/03/2014 Fátima Bana

Para não deixar de falar de marketing online aplicado no e-commerce, volto a falar do crescimento do mercado online por aqui.

Em recente entrevista, a gigante P&G admitiu que já investe ¼ do seu orçamento de mídia na área digital. Tudo isso porque mapearam o cliente no comércio eletrônico e o canal já mostra o dobro de ROI que todos os outros em relação às outras mídias.

As empresas ainda optam por usar o meio digital para baixar seus custos de publicidade sem perder mercado, porém, com a facilidade do meio digital para conhecer o cliente e criar campanhas com foco específico cada vez mais esse é o canal “menina dos olhos” dos grandes executivos. Podemos ver que as grandes do mercado de cosméticos, por exemplo, mesmo nacionais, antes líderes no porta a porta, começam a apostar no comércio eletrônico, é público que teremos investimentos milionários em tecnologia, e qual a razão disso?

Conhecer o cliente - a indústria antes não sabia para quem vendia, hoje estão cada vez mais focadas em saber para quem estão produzindo e o que devem produzir para esse cliente. Só a Internet pode trazer esse juízo de valor. Sabemos que as empresas estão cada vez mais conseguindo um grande retorno pelo que pagam no digital e a conta está fechando, pois nós, do marketing online, temos um grande aliado que é a mensuração. Nós conseguimos mensurar tudo que fazemos e provar para onde foi cada real gasto em mídia.

E o melhor de tudo, cada vez mais a mídia digital influencia a compra no mercado off line, já sabemos que mesmo a publicidade online se baseada quase que em totalidade em custo por clique, muitos estudos nos mostram que ele influencia a compra off line. Meus amigos, podemos garantir que estamos cada vez mais próximos dentro do marketing da integração total de canais, os bons profissionais do mercado estão cada vez mais assertivos e próximos do que chamamos de atuação 360º, afinal nada é mais 360º que o consumidor. Boas vendas!

*Sobre Fátima Bana - Mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena