Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O dilema do leilão dos 700 mhz

O dilema do leilão dos 700 mhz

16/07/2014 Dane Avanzi

Realmente o leilão dos 700 mhz conta com um cenário cada vez mais agitado no panorama interno e externo de movimentação dos grandes players.

A última novidade é um investimento de quase um bilhão de euros efetuado pela Portugal Telecom (PT) no Grupo Espírito Santo, cuja situação financeira é péssima. O que o mercado de operadoras móveis do Brasil tem a ver com isso? A Oi tem como acionista majoritária a Portugal Telecom, que corre o risco iminente de ter seu patrimônio substancialmente reduzido, caso ocorra o calote do Grupo Espírito Santo, cuja obrigação está prestes a vencer.

Como a PT comprou a participação na Oi com ações, uma eventual diminuição de seu patrimônio afetará as riquezas da Oi e sua capacidade de obter financiamentos para investimentos. Nesse cenário, terá a Oi condições de participar do leilão dos 700 mhz podendo disputar com as demais? Até que ponto a credibilidade da PT não será maculada pela operação financeira, ora investigada pela Comissão de Valores Mobiliários de Portugal?

Outro ponto que pode afetar diretamente o leilão dos 700 mhz é o custo ainda não determinado da limpeza do espectro, hoje utilizado pelas emissoras de TV em modo analógico. Esse investimento terá que ser bancado pelos vencedores do leilão e os valores serão expressivos. O leilão dos 700 mhz, diferente de outros, permitirá uma fonte de renda sólida as operadoras vencedoras do leilão, a ponto de poder definir quem fica e quem sai do mercado nos próximos anos.

A experiência ora vivida pela Anatel com um problema externo, fora da gestão das autoridades brasileiras expõem uma enorme fragilidade das operadoras de telefonia móvel em geral, haja vista todas, sem exceção, terem como sócias majoritárias conglomerados financeiros estrangeiros. O que dizer da espanhola Telefônica que se equilibra sobre uma dívida de 52 bilhões de euros? Há auditoria sobre o lastro de suas contas lá na Europa para prevenir problemas como o da PT?

Até que ponto o modelo de privatização brasileiro da telefonia móvel é capaz de assegurar a saúde financeira das operadoras que prestam um serviço de relevante valor estratégico e social à sociedade brasileira? Preparados ou não, o fato é que na economia globalizada as autoridades em geral precisam de mais gestão e eficiência quanto aos ativos das empresas em questão que atuam globalmente.

*Dane Avanzi é vice-presidente da Aerbras - Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil, diretor superintendente do Instituto Avanzi, advogado especializado em telecomunicação e autor dos livros “Radiocomunicação digital: sinergia e produtividade” e “Como gerenciar projetos”.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto