Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Bons pensamentos previnem doenças de inverno

Bons pensamentos previnem doenças de inverno

06/08/2014 Tamara Grigorowitschs

Tirar os cachecóis do armário, testar aquela nova receita de sopa e se deliciar com um bom chocolate quente são algumas das muitas diversões daqueles que apreciam o inverno.

Entretanto, se para muitas pessoas o inverno está associado à realização de certas atividades prazerosas, há uma categoria de “pensamentos invernais” que certamente não agrada: as assim chamadas “doenças de inverno”.

Você já percebeu que, antes mesmo de o inverno chegar, grande parte do pensamento coletivo parece estar esperando ou prevendo a manifestação de doenças associadas ao inverno?

É interessante notar que diversos estudos enfatizam a natureza mental desse processo e revelam que as ideias, sentimentos e aspirações acalentados no pensamento produzem efeitos concretos sobre a saúde e o bem estar.

Então, se “prevenir” é uma palavra-chave nesse momento, nada como começar com o próprio pensamento. Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras (de Mary Baker Eddy), obra que traz importantes contribuições a respeito das relações entre a consciência e a saúde, revela que manter a consciência repleta de bons pensamentos atua como um importante agente preventivo. A autora diz: “Envolves teu corpo no pensamento e deverias delinear nele pensamentos de saúde, não de doença” (p. 208).

Muitas pessoas estão colocando em prática essas ideias e experimentando os efeitos benéficos dessa forma de pensar. Andressa Guterres é uma delas, pois superou fortes resfriados, que a incomodaram durante muitos invernos de sua infância. O medo ao contágio e à suscetibilidade de adquirir doenças associadas a determinadas épocas do ano se desvaneceram à medida em que foram substituídos por pensamentos de calma, segurança e harmonia. Hoje a chegada do inverno não a atemoriza e os resfriados recorrentes não fazem mais parte de sua experiência.

Cultivar bons pensamentos não é um simples fruto do positivismo ou da força de vontade; significa reconhecer que a Mente divina origina tudo aquilo que é bom, puro e saudável, além de aceitar esse fato para si mesmo e para os demais. Pensar dessa forma permite desatar as amarras mentais do medo ao contágio e levar uma vida mais saudável.

Assim como as flores volvem-se naturalmente para luz, todos podem naturalmente dirigir o pensamento a essa fonte mais elevada de saúde e harmonia, para desfrutar da liberdade de viver saudavelmente em qualquer época do ano.


* Tamara Grigorowitschs é Doutora em Sociologia e, como Assistente do Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre saúde, espiritualidade e bem-estar.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena