Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E quando as crianças perguntam sobre sexualidade?

E quando as crianças perguntam sobre sexualidade?

19/08/2014 Aline Abreu, Isabella Barreto e Caroline Greine

Por volta dos 3 anos de idade as crianças já começam a ter curiosidade a respeito da sexualidade.

Nesses momentos, muitos pais ficam inseguros e sem saber o que e como responder às perguntas das crianças. Assim, a criatividade dos pais e as inúmeras informações difundidas sobre o assunto corroboram para aparecimento de mil e uma respostas. Mas será que os pais acertam na hora de conversar sobre sexualidade com as crianças?

A velha história da cegonha

Uma história comumente contada pelos pais quanto os filhos perguntam de onde vem os bebês ou como eu nasci é que a cegonha levou o bebê até a família. O único porém dessa história é que a medida que a criança vai crescendo, ela tem acesso a mais informações e descobre que a historia não é bem assim. Dessa forma, a criança pode sentir-se insegura em relação às respostas que os pais dão para as perguntas sobre esse assunto.

Aula de anatomia?

Ser objetivo e utilizar os termos corretos também é uma dica muito difundida quando aconselha-se as maneiras de falar de sexo com crianças. No entanto, os pais devem ser cautelosos e utilizar termos adequados para idade e nível de desenvolvimento de cada criança. Já pensou se a criança aprende termos corretos, mas inapropriados para a idade, e comenta com os coleguinhas da escola?

Masturbação é feio

Algumas crianças descobrem que acariciar o próprio corpo é prazeroso e os pais, muitas vezes, reprimem esses comportamentos por não saberem como agir. Nesses casos, é importante delimitar os lugares e o tempo que a criança pode acariciar o próprio corpo, por exemplo, na hora do banho.

Apenas reprimir o comportamento, que é muito prazeroso para a criança, bem como um momento de descoberta do corpo, pode desencadear sentimentos de culpa e vergonha. Esses são só alguns exemplos de respostas e ações de pais, que nem sempre são apropriadas, ao depararem com o interesse por sexualidade de seus filhos. O mais importante é sempre promover o diálogo sobre esse assunto, uma vez que ao finalizar a infância a adolescência inicia-se e novos questionamentos surgem.

*Aline Abreu, Isabella Barreto e Caroline Greine, Integrantes da Clínica Link Psicologia.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto