Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Atitudes que não se aprendem na escola

Atitudes que não se aprendem na escola

19/09/2014 Eduardo Ferraz

Está aberta a temporada dos maiores programas de trainees do Brasil.

Grandes empresas oferecem vagas para jovens estudantes e recém-formados, que podem aproveitar a oportunidade para saber se aquilo que estudaram tem realmente a ver com o que almejam para o futuro.

Porém, mais do que ter uma boa faculdade e fazer um bom estágio, é importante lembrar que existem atitudes essenciais para um bom profissional e que estas não se aprendem nas escolas. São questões ligadas à conduta e a comportamentos que, aliadas a muita prática e um currículo consistente, ditarão com muito mais intensidade o sucesso ou fracasso do profissional.

Seguem abaixo cinco atitudes essenciais que não se aprendem na escola.

1- Coerência – Muito mais importante do que aquilo que você fala é o que você efetivamente faz no dia a dia. Não tenha receio de admitir seus erros ou expressar sua pouca competência em determinadas atividades nem tampouco de assumir a responsabilidade quando tiver que tomar decisões difíceis.

2- Ética – Seja correto com todas as suas obrigações e evite qualquer tipo de esperteza ou malandragem. O preço de ser ético sempre vale a pena no longo prazo, mesmo que custe um pouco mais caro no início. Ser reconhecido como pessoa íntegra facilita as relações em todas as áreas e dá uma maior margem de manobra para lidar com os desafios cotidianos.

3- Profissionalismo - É a atitude do indivíduo de cumprir seu trabalho de maneira correta e bem planejada. É também a vontade de sempre entregar tudo o que é combinado em todas as áreas profissionais.

4- Resiliência - É a habilidade de superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em desespero. É também a capacidade de enfrentar e resolver problemas sem se abater ou desanimar. Profissionais resilientes conseguem, muitas vezes, transformar grandes dificuldades em oportunidades de aprendizado e crescimento.

5 - Determinação – É a capacidade de enfrentar desafios com confiança e firmeza, mantendo-se concentrado, sem desviar do roteiro planejado. Pessoas assim contagiam todos a sua volta, com seu exemplo de não demonstrar desânimo ou insegurança quando a situação é difícil.

*Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 25 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena