Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Indisciplina criativa pode fazer bem à gestão do negócio

Indisciplina criativa pode fazer bem à gestão do negócio

23/09/2014 Paulo Fodor

Indisciplina geralmente é uma característica negativa e associada à falta de foco e, às vezes, problemas no ambiente de trabalho. Mas não precisa ser assim.

A indisciplina, como outras características humanas, tem diferentes facetas e, uma delas, ligada à criatividade, pode fazer bem aos gestores de negócio. Afinal de contas, o que é indisciplina criativa? Quem tem filhos vai se identificar com a seguinte situação: quantas vezes ouvimos: “meu filho é virado, terrível, atentado”. Provavelmente, uma das primeiras coisas que nos vem a cabeça é o quão indisciplinado é esta criança. Mas será que isso é ruim?

Será que não podemos olhar para esta criança como criativa? Jogar bola na cozinha, fazer de conta que o fogão é o gol. Reproduzir para a mamãe, sem a bola, como foi o gol que ele marcou no jogo da aula do dia. Será que tudo isso, ao invés de indisciplina não é excesso de criatividade? Há que se levar em conta que, para criar estas situações e vivenciá-las, a criança, mesmo indisciplinada, faz um tremendo exercício de criatividade. Em outras palavras, a indisciplina e a criatividade são plurais e por isso a indisciplina assume várias expressões e sentidos, refletindo diferentes finalidades e intencionalidades.

Suas expressões podem comunicar mensagens distintas, mas o melhor de tudo é que ela pode ser pensada como sinônimo de inquietude, ruptura, ousadia e inconvencionalidade. Já uma boa definição de criatividade pode ser dada como sendo um processo humano que possibilita a emergência de um produto novo ou inovador, por uma ideia ou invenção original ou pela reelaboração e aperfeiçoamento de produtos e ideias já existentes. E aqui chegamos ao nosso ponto de reflexão.

Até onde devemos ser indisciplinados para buscar as melhores respostas para as nossas necessidades diárias? Talvez desta indisciplina possam surgir soluções inovadoras que tanto buscamos oferecer aos nossos clientes. É a nossa inquietude que nos move e nos incentiva na busca de novos caminhos, novas alternativas. Não aceitar as coisas como elas são nos fará navegar por novas estradas. Por isso devemos ser “indisciplinados” e ousados. Se pensarmos em nosso dia a dia como profissionais, perceberemos que nos deparamos cotidianamente com problemas, desafios e situações críticas.

Será que as mesmas respostas que sempre demos são válidas ainda? Será que elas ainda produzem efeito? Às vezes nos acostumamos com as mesmas respostas, com as mesmas caminhadas, e não percebemos que as questões que nos são colocadas mudaram, e aí ficamos perdidos sem saber porque as velhas respostas não funcionam mais. É nesse ponto que, acredito, os gestores precisam começar a ser mais indisciplinados, inquietos, questionadores e ousados.

De quantas maneiras novas, criativas e diferentes podemos resolver os nossos problemas se utilizarmos esta indisciplina como forma de impulsionar nossa criatividade? Pensem no dia de ontem! Por quantas situações passamos que novas respostas poderiam ser dadas? É uma reflexão que vai para os líderes. Hoje, os gestores de negócios devem estar abertos a esta indisciplina. Não a indisciplina disfarçada de insubordinação, mas aquela que ousa, que cria, que inova, a Indisciplina Criativa.

Se os líderes não derem espaço para as equipes criarem, buscarem alternativas, inovar, não estarão exercendo plenamente suas funções. E fazer isso é uma questão de competitividade. As empresas que não inovam, que não mudam, que não criam novos caminhos, não alteram o ambiente ao seu redor e não se desenvolvem, acabam desaparecendo ao longo do tempo. Fica a dica do grande artista catalão, mestre do surrealismo Salvador Dali: “É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida”.

*Paulo Fodor, diretor Comercial e Marketing da Tecnoset.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto