Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Manifesto contra Dilma Rousseff

Manifesto contra Dilma Rousseff

10/11/2014 Lucas Pagani

Nojo. É o que eu posso dizer deste segundo turno do dia 26/10/2014. Uma senhorita com alta rejeição popular e em um partido que também tem uma alta rejeição popular se reelegeu como presidente da república.

Eu, por meio deste texto, declaro nojo e repúdio da senhorita reeleita, Dilma Rousseff. Quero, também, perguntar aos caros leitores: Num país onde a impunidade acontece em cada esquina e roubo já virou banal, por que não se é estranho uma fraude em eleições? Quero deixar aqui: Não foi fraude mesmo? Será mesmo que o partido mais sujo desta história tenha feito uma campanha e eleição limpa?

Eu deixo aqui várias perguntas também, quero ser respondido. Acho que todo brasileiro quer ser respondido. Onde a inflação está sobre controle? Onde? Diga-me: 0,9% negativos e recessão econômica é estar sobre controle? Explique-me: Por que investimentos estrangeiros no Brasil caíram mais de 5,3%? Isso só no segundo trimestre de 2014. Nossa indústria caindo mais de 1,5%, o emprego industrial caindo mais de 6,1% em seis trimestres seguidos. A “evolução industrial” em queda de 5,4% em junho de 2013. Bancos estatais emprestando créditos ignorando a taxa Selic e imprimindo dinheiro de forma exponencial.

Alguém, por favor, me diga: A nossa economia está sobre controle? Eu invoco aqui os 49% que votaram em Aécio levantarem a cabeça e enfrentar tal governo. Não permitam que um governo sujo os governe, um governo conhecido por escândalos. Eu prefiro a morte a aceitar ordens de uma presidente desonesta. Está na hora de colocar em prática aquilo que Henry Thoreau escrevera em seu livro “desobediência civil”. Não aceitem. Não abaixem a cabeça. Não temam. Mostre que somos mais que 49%. Somos indivíduos.

Vocês vão aceitar esse governo lhe roubando por mais sei lá quanto tempo, ou vamos dizer um chega, um basta? É senhorita Dilma, pode usar o marco civil e me processar, a senhorita é uma ladra! Eu estou estabelecendo a bandeira e dizendo “Sua ladra”. Deixo aqui duas frases para representar meu estado de espírito enquanto eu escrevo esse texto:"Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-lo." - Thomas Jefferson. “A questão não é para quem pedirei permissão, é quem vai me impedir” Ayn Rand.

*Lucas Pagani é Estudante, Colunista do Instituto Liberal e Colunista e Membro do Conselho do Portal Liberdade em Foco.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena