Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os custos dos direitos

Os custos dos direitos

12/11/2014 Natália Vilarouca

A intensa atividade legiferante no nosso país nos faz crer que direitos nascem em árvores. As coisas não funcionam assim.

Primeiro porque direitos possuem custos, especialmente direitos positivos, ou de segunda geração em diante. Segundo, porque direitos só surgem quando todas as condições materiais estão reunidas para tanto. Vamos analisar essas duas assertivas separadamente: Direitos possuem custos. Transporte, saúde, moradia e educação não são fornecidos gratuitamente pelo estado.

O que ocorre é uma redistribuição de renda através da atividade estatal. Como o estado não passa de uma organização de poder e não é nem de longe algo que produz riqueza, ele precisa retirar de alguém. E faz isso através de tributação. O tributo é a forma mais frequente como o estado brasileiro adquire receita. É uma atividade compulsória. Independe da vontade do indivíduo. É pura coerção. Tributo é aquilo que se chama vulgarmente de imposto. Na verdade, imposto é apenas uma das espécies de tributo.

Ou seja, você paga mais “impostos” do que imaginava, pois eles estão mascarados sob outros nomes, tais como taxas ou contribuição social. Como todos pagam tributos, todos são onerados. É totalmente infantil imaginar, por exemplo, que possa existir “passe livre” ou qualquer outro direito “grátis”. O que ocorre é um simples deslocamento de conta em que uns, inclusive, pagarão por um serviço que nunca utilizarão. Os direitos de segunda geração em diante só surgem quando todas as condições estão reunidas para tanto.

Então, não adianta espernear, levantar bandeira e chutar o balde se o momento não for aquele. É necessário que existam condições materiais para isto, tais como acúmulo de capital e tecnologia. É por esse motivo que a nossa legislação trabalhista faz o menor sentido. Não passamos pela fase de acumulação de capital. Apenas saímos copiando as legislações que achamos bonitas.

Diga-se de passagem, a nossa legislação trabalhista não possui raízes bonitas, mas populistas e fascistas. Diante desses fatos, a consequência lógica é que bradar por mais direitos é aumentar a nossa dívida para com o estado. É dar para ele mais um motivo para nos espoliar via tributação e não ter a certeza do retorno de um serviço bem feito.

*Natália Vilarouca é Acadêmica de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Colunista do Instituto Liberal e do Portal Liberdade em Foco.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto