Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Crianças maiores e instalações elétricas: atenção redobrada

Crianças maiores e instalações elétricas: atenção redobrada

16/11/2014 Nelson Volyk

Quando nos tornamos pais analisamos diversos pontos em nossas casas para garantir a segurança de nossos bebês, como tomadas elétricas, janelas, produtos que estão nas gavetas e prateleiras baixas, ou seja, olhamos tudo o que está à altura dos bebês.

Mas quando a criança deixa de ser bebê e começa seu desenvolvimento analítico, a curiosidade aumenta. E não é fácil segurar a curiosidade das crianças! Mas sabemos que em alguns momentos essa curiosidade pode gerar riscos à vida e à integridade da criança, principalmente quando envolve eletricidade.

Quando nossos filhos ainda são bebês é normal colocarmos protetores nas tomadas, que impedem que este novo membro da família coloque o dedo na tomada e leve um choque. Mas, e quando eles crescem? A criança consegue retirar este protetor da tomada facilmente, e depois de certa idade ela sabe que se encostar dois fios elétricos gera um curto-circuito, e para uma criança isso é curioso, interessante, podendo se transformar em brincadeira. É em função destes riscos, que só aumentam com a evolução da criança e sua enorme curiosidade, que existem alguns requisitos importantes que devem ser observados em uma instalação elétrica.

Para proteção contra sobrecarga elétrica e curto-circuito, este último muitas vezes provocado pela própria criança, um requisito obrigatório é a presença de disjuntores, que protegem cada circuito da instalação. Outro requisito obrigatório em locais onde haja contato com água ou apenas umidade é o dispositivo DR.

Mas para aumentar a segurança o ideal é tê-lo protegendo toda a instalação elétrica. Caso uma criança enfie algo metálico em uma tomada, ela leva um choque elétrico, mas se este circuito elétrico estiver protegido pelo DR, ao atingir 30 mA o circuito é desligado, consequentemente interrompendo o choque elétrico.

Uma atitude simples para proteger nossas crianças de choques, e que é obrigatória, é a utilização de placas em interruptores e tomadas, conhecidas popularmente como espelhos. Isso evita o contato não intencional e reduz muito o risco. Quando há uma caixa de passagem de fios onde não há nenhuma tomada ou interruptor é obrigatório que esta caixa possua uma placa fechada, garantindo que ninguém vá se acidentar nesse ponto.

*Nelson Volyk é engenheiro eletricista e gerente de Engenharia de Produto da SIL Fios e Cabos Elétricos.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto