Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seja líder de si mesmo

Seja líder de si mesmo

05/12/2014 Eduardo Shinyashiki

O crescente aumento da competitividade faz com que as empresas demandem um nível sempre mais alto de aprimoramento em termos de performance e inovação.

Para isso, a empresa opera por meio de cinco pontos essenciais: produtos e serviços, processos, organização, sistema de informação e especialmente o ser humano. Entre essas cinco dimensões, a do ser humano representa a fonte de maior desenvolvimento e o fator chave na geração do valor agregado, capaz de assegurar o sucesso da empresa. Uma atenta gestão das pessoas é fundamental para determinar o nível de rendimento e resultados, confirmando a ligação entre qualidade das relações interpessoais, o nível de motivação e o rendimento.

O primeiro passo para gerir pessoas com sabedoria é saber liderar a si mesmo de forma eficaz, reconhecendo que, antes de ocupar um determinado cargo, ele é um ser humano em busca de um significado e um sentido naquilo que faz. Ser líder de si mesmo significa se conhecer, saber se motivar e saber definir estratégias necessárias para agir e buscar o equilíbrio entre as exigências da realidade da empresa e a satisfação dos colaboradores. Quem tem autoliderança sabe organizar e conduzir a própria vida de forma eficaz.

Tem um projeto de vida onde o trabalho é incluído e sabe se observar para modificar os condicionamentos ou limitações instaladas. O líder de si mesmo define objetivos, tem uma autocrítica construtiva, assume as próprias responsabilidades e respeita suas próprias ações e também as dos outros. Ele pensa em termos de oportunidades e soluções, sabendo que o dia a dia é como nós o criamos: podemos fechar os olhos para a realidade, ou mantê-los abertos, mudando assim completamente a relação com o mundo.

Quem sabe liderar a si mesmo tem modelos de pensamentos positivos que são transmitidos também aos colaboradores, dando as condições para que eles adquiram competências e possam se tornar líderes de si mesmo, descobrindo cada vez mais suas potencialidades. O líder se relaciona diretamente com as pessoas da empresa e para isso são necessárias competências específicas, entre elas:

- Comunicar-se de forma apropriada em conteúdo, contexto e tempo, sabendo explicar, não somente o “que” se está fazendo e o “como” precisamos fazer, mas especialmente o “por que” se faz, o propósito de tudo aquilo. É Isso que o torna um líder inspirador.

- Ter uma visão geral do ser humano, como indivíduo que pensa, sente e vive de forma única, complexa e mutável. Saber lidar com as emoções próprias e do outro, para compreender melhor os colaboradores, influenciar os comportamentos, e poder guiá-los para equilibrar os interesses individuais com os da empresa.

O líder de si mesmo reconhece que independente de onde ele se encontra, é apenas de passagem, assim como somos de passagem na vida. O importante é transmitir algo valioso às pessoas que encontramos nessa passagem, influenciá-las e envolvê-las emotivamente, para contribuir em deixá-las melhores, tocando a sua alma e para que elas se tornem também lideres de si mesmo.

*Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena