Portal O Debate
Grupo WhatsApp

DVR Veicular revela abuso de policiais ao matar suspeito negro

DVR Veicular revela abuso de policiais ao matar suspeito negro

31/01/2015 Alexandre Avanzi

O DVR Veicular (Digital Video Recorder) ajudou a desvendar mais um crime, nos Estados Unidos.

Essa semana, foi divulgado um vídeo da polícia de Nova Jersey, disparando seis vezes e matando o ocupante de um carro que, aparentemente, estava a ponto de se entregar. O crime, que aconteceu no dia 30 de dezembro na cidade de Bridgeton, mostra o policial Braheme Days disparando contra o ocupante negro de um Jaguar, identificado como Jerome Reid, após encontrar uma pistola no porta-luvas do veículo.

O DVR (Digital Video Recorder) Veicular foi criado para facilitar o monitoramento de frotas, veículos e outros importantes meios de transporte através de imagens. Além da posição exata do veículo através da localização pelo GPS, já integrado no sistema, o DVR permite total acesso com transmissão on-line das imagens onde exista cobertura 3G. Em caso de ser utilizado o produto sem a tecnologia de transmissão, as imagens poderão ser descarregadas no retorno do veículo à garagem da empresa, através de comunicação entre o HD do equipamento e um servidor disponível para armazenamento das imagens.

Foi exatamente esse aparelho que desvendou o abuso do policial. O caso gerou protestos na cidade de aproximadamente 25 mil habitantes, e poderia se somar aos recentes episódios de abuso policial que elevaram a tensão racial no país. O crime será investigado pela promotoria do condado de Cumberland, ao qual pertence Bridgeton, enquanto os dois agentes serão momentaneamente afastados de suas atividades. O fato demonstra o quanto o equipamento é eficaz, principalmente para elucidação de crimes, assaltos, sequestros e homicídios.

Entretanto, trata-se de uma tecnologia ainda muito pouco utilizada. Segundo informações da Polícia Militar, no Brasil, o contingente de veículos equipados com DVR Veicular ainda é muito pequeno. A tecnologia nem chegou a todos os estados. O mesmo pode-se dizer de outros órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civis Metropolitanas.

Outros segmentos que podem utilizar os equipamentos são os privados, como frotas de transportadora, de seguradoras, empresas de segurança, usinas de açúcar e álcool, entre outros. O importante é que cada vez mais empresas e entidades públicas se conscientizem da importância do equipamento para o cumprimento de seus deveres.

* Alexandre Avanzi é administrador de empresas e diretor na Átimo Solutions.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena