Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Defesa do consumidor, mas não do prestador?

Defesa do consumidor, mas não do prestador?

03/04/2015 Claudio Aboud

E quando o lesado é a operadora? Existe alguém que capaz de defendê-la?

O cargo de promotor de justiça pressupõe um profissional responsável pela defesa da ordem jurídica, do Regime Democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Com base nisso, recentemente a promotoria cumpriu seu papel e advertiu os consumidores do Rio de Janeiro quanto a possíveis abusos dos planos de saúde. Segundo informações, algumas operadoras estavam diminuindo a rede, excluindo alguns prestadores e não os substituindo por outros equivalentes, sem falar em outras reclamações quanto à cobertura de tratamentos, remédios, e reajustes por faixa etária e irregulares.

Até esse ponto, a conduta é justa e irretocável. Mas e quando o lesado é a operadora? Existe alguém que capaz de defendê-la? Apesar do firme posicionamento em defesa do consumidor, em fevereiro a OAB/RJ decidiu de forma unilateral romper o contrato de assistência odontológica que tinha conosco, uma das maiores operadoras de capital fechado do país. A justificativa inicial, que implicaria em um “descontentamento com o serviço prestado”, não se sustenta.

Nós aumentamos em 20% a nossa rede credenciada no Rio de Janeiro, chegando a 6.900 opções de atendimento aos beneficiários fluminenses. Com a ampliação, passamos a receber diversas mensagens elogiando nosso atendimento, principalmente no interior do Estado. A verdade é que, para recuperar o contrato perdido, parece que a operadora anterior se dispôs a prestar o “mesmo serviço” por apenas um R$ 1,00. Essa ação fez com que a entidade repensasse e cancelasse o atendimento que tinha firmado recentemente com o INPAO Dental aos seus associados.

Apesar de ter esse direito, existem valores a serem ressarcidos pela prestação do serviço e quebra do contrato que ainda estão em débito. Com base nesse cenário, fica difícil entender como um membro da OAB, que atua em uma entidade em defesa do consumidor, aceita que sua instituição troque o plano odontológico oferecido aos seus associados com base apenas na condição financeira oferecida, o que provavelmente irá comprometer a qualidade dos serviços prestados. É impossível oferecer um plano odontológico à R$ 1,00.

Em algum momento, é o beneficiário que irá pagar essa conta, justamente pelas mesmas ações citadas anteriormente acima, ou seja, diminuindo a rede, excluindo alguns prestadores e não os substituindo por outros equivalentes. Pelo visto, o ditado “em casa de ferreiro, o espeto é de pau” nunca foi tão verdadeiro...

*Claudio Aboud, diretor de Administração e Finanças do INPAO Dental.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena