Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O pensamento como ferramenta de prevenção e saúde

O pensamento como ferramenta de prevenção e saúde

08/04/2015 Claudia Honorato

Você dá muita atenção ao que escuta? Acredita que a opinião alheia tem alguma influência sobre a sua saúde?

“Enfrenta as fases iniciais da doença com oposição mental tão poderosa como a que um legislador empregaria para impedir a aprovação de uma lei desumana”, escreveu Mary Baker Eddy, uma pensadora metafísica americana, em sua obra Ciência e Saúde.

Lembro-me de ter ouvido esta fábula:

“Era uma vez, duas rãs que, por terem passado muito tempo na floresta, ao anoitecer, tiveram de buscar abrigo em uma pequena casa de madeira, em cujo interior encontraram um balde com leite.

Subiram até a borda do balde, mas ao tentarem beber o leite, caíram dentro dele. Após se fartarem, tentaram sair, saltando, mas sem êxito.

Chamaram as outras rãs para socorrê-las. As rãs chegaram e, na borda do balde, gritavam, incentivando-as: ‘Vocês conseguem! Força! Vamos!’ Apesar disso, as horas se passaram e não houve resultados.

Então, as rãs começaram a dizer: ‘Agora é tarde, vocês não têm mais forças, é melhor que se entreguem à morte´. Uma das rãzinhas morreu, porém a outra persistiu, até conseguir sair.

“Por que essa rã conseguiu sair e salvar-se?” “Porque era surda!”

Na vida cotidiana, assim como a rãzinha que estava no balde, você ouve frases negativas, pensamentos deprimentes, temores de outras pessoas, inclusive sobre os perigos em relação à saúde.

É possível manter-se perfeito, bem e saudável, não dando atenção às informações sobre os riscos à saúde? O Departamento de Psiquiatria e Ciência Comportamental de Nova Iorque realizou um interessante experimento, no qual foi simulada uma ameaça biológica a três grupos de pessoas. Ao primeiro grupo, denominado de controle, não foram dadas informações. Ao segundo, sugeriram tratar-se de uma doença psicogênica (não orgânica) e ao terceiro, além da sugestão psicogênica, forneceram maior quantidade de informações a respeito da enfermidade. O resultado mostrou que os dois grupos induzidos psicologicamente apresentaram 11 vezes mais sintomas da enfermidade do que o grupo de controle.

Isso mostra como, algumas vezes, há informações que colocam em risco a saúde, a menos que se coloque um filtro no pensamento.

Estar atento, observar uma paisagem mental focada na saúde e harmonia ajuda a manter-se saudável. Existem pessoas que conseguiram detectar um problema e prevenir-se, tal qual fez Aurora Acebedo Ruiz, uma química da Colômbia, que, começando a ter os sintomas de câncer, orou, opondo-se mentalmente a essa doença, rebatendo-a e agarrando-se ao reconhecimento consciente de sua natureza espiritual saudável.

Para mim, essa experiência encorajadora comprova que é possível livrar-se de enfermidades. Ao desejar o bem tanto para si próprio como para o próximo, o pensamento é conectado a uma fonte espiritual superior e saudável, o qual, unido ao sentimento de gratidão, pode ajudar a prevenir ou superar anomalias, abolir pensamentos de deterioração, substituindo-os por ideias renovadoras que trazem a saúde.

* Claudia Honorato é Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o Chile.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena