Portal O Debate
Grupo WhatsApp

2 regras de ouro para acelerar a carreira

2 regras de ouro para acelerar a carreira

01/05/2015 João Marcelo Furlan

A superação de tarefas e de relacionamentos difíceis pode potencializar o crescimento profissional e acelerar a carreira?

Muitas pessoas indagam qual o segredo para alcançar posições mais elevadas em uma organização. Os mais jovens, especialmente, buscam a fórmula para crescer rapidamente em um curto espaço de tempo. Mas será que isso é possível? A resposta é sim. Existem várias competências que contribuem para a aceleração profissional, entretanto, há duas regras de ouro que, se forem seguidas corretamente, podem superar as expectativas em relação à carreira. São elas:

1. Aceite tarefas desafiadoras - esse é o quesito número um no desenvolvimento da carreira. Antigamente, chamavam isso de aprendizagem "on the job", contudo, aprender apenas o mais do mesmo no trabalho não nos leva a outro patamar de desempenho profissional. É preciso enfrentar novos desafios para "distendermos" nossa capacidade de entrega, fazermos aquilo que nem mesmo acreditávamos que antes era possível. Um bom exemplo é a prática esportiva, em que o fato de nos unirmos a um time ou participarmos de um torneio, faz com que treinemos e nos concentremos mais e, dessa forma, possamos atingir performances duas ou três vezes melhores do que aquelas que tínhamos quando começamos a praticar esta atividade.

2. Nutra relacionamentos para desenvolver a carreira - outra maneira de agregar conhecimento pessoal é nos relacionando com pessoas de diferentes perfis, idades e áreas de atuação. Em nossa rotina, se formos reparar, a todo tempo nos deparamos com pessoas que podem nos ensinar uma atividade nova, nos corrigir para fazermos melhor e compartilhar conhecimentos e melhores práticas.

Feedback é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento a partir do relacionamento com os outros, portanto, esteja sempre aberto para receber avaliações! É difícil de aceitar, mas se conseguir entender a perspectiva do outro sobre a sua performance e postura, esse se tornará um elemento fundamental para a melhoria de seu desempenho e aceleração de carreira. Invista tempo e tenha foco nas suas habilidades para nutrir e fazer o relacionamento com as pessoas prosperar. Quanto mais subir na carreira, mais importantes esses contatos se tornam, não apenas para seu desenvolvimento em si, mas também para seu bem-estar e influência dentro da organização.

*João Marcelo Furlan é fundador e CEO da Enora Leaders, empresa de educação corporativa, especializada em aceleração de resultados.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena