Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As cinco linguagens do amor

As cinco linguagens do amor

07/05/2015 Erik Penna

“A fonte de todo desejo é ser desejado.” (Jacques Lacan)

Apresento em minhas palestras comportamentais a importância da utilização da didática do amor em sala de aula. Mas como os educadores poderão empregá-la no âmbito profissional se grande parte deles não a conhece no quesito pessoal?

Eu penso que, quando estamos com o tanque cheio de amor em casa, fica mais fácil enfrentar e superar os desafios em nosso trabalho, afinal, só damos o que temos. Desta forma, divido com você 5 ótimas ferramentas descritas por Gary Chapman em seu livro intitulado “As cinco linguagens do amor”. Tal estudo tem mudado para melhor a vida de muitas pessoas propiciando benefícios significativos no relacionamento conjugal, afetivo e, consequentemente, no âmbito profissional.

Gary Chapman percebeu que cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. E, quando o casal compreende a linguagem predominante de cada um no relacionamento, a conexão se estabelece, a harmonia prevalece, os cônjuges se sentem amados, aceitos, valorizados e coisas impressionantes acontecem. Na descrição abaixo, tente identificar qual é a sua primeira linguagem de amor. O autor prega que as pessoas se sentem amadas emocionalmente quando seus cônjuges lhes proporcionam:

1 - Palavras de afirmação

Elogios verdadeiros, palavras de admiração pessoal, reconhecimento profissional e frases de encorajamento. O psicólogo William James disse que é provável que a mais profunda necessidade humana seja a de ser admirado. Por exemplo: “Sua ideia é fantástica”; “Você está muito bonita neste vestido”, etc.

2 - Tempo de qualidade

A pessoa almeja ser ouvida, ficar junto da outra, ter uma conversa de qualidade. Ela deseja que o outro concentre 100% da atenção nela, mesmo que por alguns minutos, e que ele lhe dedique mais tempo para que possam realizar algumas coisas juntos. Exemplos: sentar no sofá para conversar com a televisão desligada; fazer uma caminhada juntos; se importar pra valer com o que o outro diz.

3 - Presentes

Presentes são símbolos visuais do amor, sejam eles comprados, feitos por você ou simplesmente sua presença disponível para seu cônjuge. Perceba que, antes de comprar um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. Exemplos: Pode ser um presente de 10 mil ou de 1 real, ou ainda o presente da sua presença no momento que o outro mais precisar.

4 - Atos de serviços

Valoriza e dá destaque ao servir. Fazer o almoço, ajudar a limpar a casa, cuidar do jardim, aspirar o pó do quarto, limpar o pente, tirar os cabelos da pia, etc. Exemplos como estes ou como o de Jesus quando lavou os pés dos discípulos, são verdadeiras demonstrações que a primeira linguagem de amor dessa pessoa seja atos de serviços.

5 - Toque físico

Inúmeras pesquisas na área de desenvolvimento infantil concluíram que os bebês que são constantemente levados ao colo, abraçados e beijados, desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que os que não recebem muito contato físico. O toque físico também é um poderoso veículo de comunicação para transmitir o amor conjugal. É fundamental o toque, um abraço e um beijo ao sair e ao chegar em casa, andar de mãos dadas pela rua, um agarrão repentino, um carinho nos cabelos, uma massagem nas costas e também o sexo constante.

Após essa descoberta, permita-se fazer um pouco de esforço para empregar a linguagem que faça o outro feliz e, com isso, você reascenderá a chama do amor. É interessante saber também que o Dr. Chapman afirma que a pessoa pode expressar amor por uma linguagem e dar amor por outra. O autor sugere que a pessoa experimente fazer uma lista das 4 coisas que mais gostaria que seu cônjuge lhe fizesse, entregue a ele e peça para que ele faça o mesmo.

Com isso, perceberão que fazer o outro feliz e se sentir amado pode ser mais fácil do que parece. O livro prega que a utilização das 5 linguagens do amor transformará da água para o vinho seus relacionamentos conjugais, com seus filhos, alunos e, consecutivamente, o ajudará na superação de metas e desafios profissionais. Certamente uma leitura indispensável para todos os casais, pais, líderes e professores. Concluo o texto com uma frase fantástica de Mahatma Gandhi que serve como um verdadeiro convite ao primeiro passo: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

* Erik Penna é especialista em vendas, consultor, palestrante e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto