Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Água subterrânea pode fazer diferença

Água subterrânea pode fazer diferença

19/05/2015 Floriano de Lima Nascimento

O professor Duarte Costa faz um alerta sobre a crise da água.

Os estudos sobre o meio ambiente, intensificados nas últimas décadas não deixam dúvidas sobre a vulnerabilidade do nosso planeta diante de agressões causadas ao mesmo: desperdício de água, destruições de fontes, queimadas e outras agressões ambientais acabam por enfraquecer, pouco a pouco, as defesas naturais do planeta, criando uma situação de risco para todos os seres humanos.

Tomamos a iniciativa de escrever este artigo depois da crise hídrica que começa a ameaçar até a água que bebemos.

Em nosso entendimento, já passou da hora de se impedir a qualquer custo truculências capazes de poluir a água, desmatar florestas e outras barbaridades. É preciso deixar claro aos transgressores que eles pagarão um alto preço pela depredação e poluição da natureza, que é um bem de todos, felizmente.

A crise da água é algo que deve ser analisado com grande cuidado e responsabilidade. Nem precisamos dizer ao leitor o que significa um fato dessa natureza - impensável até alguns meses atrás.

Animou-me a escrever estas linhas um artigo de autoria do Sr. Walter Duarte Costa, que discorreu em jornal de Belo Horizonte sobre um tema ao mesmo tempo raro e importante, ou seja, a água subterrânea: de acordo com o doutor Walter Duarte, hidrogeólogo, geotécnico e professor da UFMG, nesta época em que os augúrios climáticos têm trazido transtornos e inquietações à população, “surge, a cada dia, no âmbito governamental ou no privado, uma solução tida como salvadora para sanar os malefícios conseqüentes da redução de nossas responsabilidades hídricas.

Entre elas têm sido mencionada a captação de água subterrânea, embora sua adoção exija grande cautela, pois a abertura indiscriminada de poços sem os estudos necessários pode constituir um irreparável dano ambiental, de conseqüências nefastas, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também pelo risco que pode ser imposto à saúde.

*O autor é Redator-chefe de O Debate, escritor e professor de Direito Econômico,  Membro do  Instituto Histórico e Geográfico e da Arcádia de Minas Gerais e ex-presidente da Fundação Brasileira de Direito Econômico.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena