Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aplauso detox

Aplauso detox

03/06/2015 Dominique Magalhães

Todos temos necessidade de reconhecimento de vez em quando.

Muitas vezes, um bom elogio é mais gratificante do que uma recompensa material, não é mesmo?

Em algumas situações, precisamos nos sentir aceitos para melhorar nossa autoestima ou mesmo para percebermos que estamos no caminho certo.

É o que chamo de “aplauso detox”, que funciona como o “suco funcional” que nos faz sentir melhor.

Todavia, há de se tomar cuidado para não agirmos o tempo inteiro como se tivéssemos a necessidade de aprovação para todos os nossos passos.

Muitas vezes, percebemos nas redes sociais, uma divulgação excessiva de sorrisos, atividades e êxitos, como se a vida fosse apenas cor de rosa, dourada, azul da cor do mar...

No Brasil e no mundo, a moda é o “selfie”, o autorretrato moderno, uma pesquisa recente encomendada por uma empresa de telefonia, aponta que 90% dos entrevistados aderiram à prática, ou ainda um vídeo no Dubsmash.

Não há problema em fazer uma foto de si mesmo ou postar imagens ou vídeos de momentos importantes. As redes sociais devem ser encaradas como passatempo, não como algo determinante em nossas vidas e escolhas.

Um mau uso desses artifícios pode se transformar em algo negativo se for uma ferramenta para conseguirmos a aprovação alheia: Fazer algo buscando aplausos pode ser frustrante, alimentando, apenas, nossa vaidade.

Se você faz algo por escolha, a sua realização será o suficiente para te completar.

Reflita se o que você faz ajudará as pessoas a sua volta. Caso você perceba que está se tornando um competitivo compulsivo, atenção.

Olhe para seus amigos, parentes, colegas de trabalho. Aplauda e elogie o que for realmente interessante. Seja sincero consigo e com o outro. Não espere ser festejado sempre. Os erros ensinam mais do que os acertos.

Cresça todos os dias ao fazer a diferença na vida de alguém. A felicidade não está em se sentir vencedor o tempo inteiro e sim em aprender, todos os dias, algo novo.

* Dominique Magalhães é Autora do livro “O que falta para você ser feliz”, lançamento da Editora Gente, disponibilizado no mercado internacional e traduzido para quatro idiomas.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena