Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como encontrar a felicidade com ou sem diploma

Como encontrar a felicidade com ou sem diploma

26/07/2015 Dominique Magalhães

Falta de tempo, carência de boas oportunidades ou simplesmente indecisão: algumas pessoas não concluem o ensino superior por algum destes motivos.

Outras, nem iniciam. A vida nem sempre segue de forma linear para todos, por isso, alguns só decidem ou conseguem entrar numa universidade bem depois dos “vinte e poucos anos”, seja por necessidade de trabalhar para ajudar em casa, ou simplesmente por não saberem que carreira escolher quando terminam a escola.

Passei por muitos caminhos até descobrir minha verdadeira vocação e me sentir, de fato, feliz com minhas escolhas. Cursei Direito, Publicidade, e, atualmente, faço Pedagogia com o objetivo de entender um pouco mais sobre o universo e a metodologia da educação.

É necessário compreender que cada um tem a sua trajetória e encontrará - cada um no seu tempo e do seu jeito -, seu “lugar ao sol”. Existem casos de profissionais que se destacam em suas carreiras sem ter uma formação acadêmica.

Conheço casos de publicitários, escritores, atores, músicos, artistas plásticos... Em contrapartida, com o avanço da tecnologia, o aumento da longevidade, e a crise econômica mundial, o mercado de trabalho encontra-se saturado.

Sem um currículo de destaque, fica mais difícil sair do lugar. Então, pensemos: o que tenho de diferente que possa chamar atenção de uma empresa? Sugiro algumas atitudes comuns entre pessoas que conseguiram se sobressair:

- Busque sempre melhorar: Você já sabe que tem talento em algo, mas isso não é suficiente. É preciso ter humildade para reconhecer que se aperfeiçoar nunca é demais. Dedique-se com intensidade e paixão àquilo que faz de melhor para conquistar a excelência e ser reconhecido por isso. Faça cursos de extensão, leia, estude! Abrace tudo o que te permita crescer e sua agenda permitir;

- Valorize o seu diferencial: As pessoas que dão valor à sua maneira de se expressar costumam ser mais originais. Ao acreditarem em si mesmas, desenvolvem um jeito próprio, imprimindo sua marca. Acabam não caindo no esquecimento e são lembradas em boas oportunidades;

- Saiba lidar com as dificuldades: Ocorreu um grande imprevisto, um embate de opiniões, algo que te prejudicou? O segredo para lidar com estas situações é investir na sua capacidade de superação. Quem é feliz não encontra menos empecilhos, simplesmente aprende com os acontecimentos, encontra outras formas de lidar com os problemas, levanta a cabeça e segue em frente;

- Conheça a si mesmo e observe os outros: É essencial sabermos quem somos de verdade e é preciso tranquilidade para estarmos atentos às oportunidades. Nosso dom pode ser direcionado para atender ao outro. A melhor maneira de descobrir isso é através do autoconhecimento e da observação. Olhe as pessoas a sua volta com respeito e sem críticas. Conheça aqueles que vão consumir o fruto do seu dom, seja em atendimento estético, na área alimentícia, em comunicação ou criação.

Não podemos permitir que pensamentos castradores e críticas pessoais nos impeçam de buscar sermos melhores como profissionais. Tudo tem o momento certo de acontecer. Se por algum motivo ainda não teve a oportunidade de sentar nos bancos universitários, não se acomode!

Procure cursos livres, estude sozinho, faça uma faculdade à distância. Sempre há espaço e alternativas para quem quer crescer. Ouça e aprenda com quem tem mais experiência, e, acima de tudo, valorize o seu talento!

* Dominique Magalhães cursou Direito, Publicidade, concluiu pós-graduação em Portfolio na ESPM, e, atualmente, estuda Pedagogia.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto