Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em tempos de crise, invista na solidificação da sua marca

Em tempos de crise, invista na solidificação da sua marca

22/10/2015 Patricia Casseano

Hoje, frente ao cenário econômico que dispensa comentários, muitas empresas e profissionais têm tido atitudes tímidas com relação ao desenvolvimento de ações que contribuam para o fortalecimento da marca e de sua carreira.

Porém, é justamente nesse contexto que digo que é preciso andar na contramão.

O que quero dizer com isso? A hora de investir em comunicação e relacionamento de modo a construir ou solidificar uma marca é, justamente, agora.

Uma boa reputação não dispensa cuidados em tempos de crise. Por isso, focar todos os esforços em vendas, com soluções que tragam resultado em curto prazo, pode não ser o suficiente para obter os efeitos desejados, seja para uma marca ou para uma personalidade, como um autor de livros, por exemplo.

Perca o medo, ouse. Olhe para o seu orçamento e, se concluir que tem uma verba para investir em qualquer outra coisa, ou investir em sua marca, decida por sua marca.

Afinal, hoje podemos contar com a força das redes sociais, da comunicação ágil por meio de blogs, sites, rádios e até mesmo da própria imprensa tradicional.

Em outras palavras, nunca houve tantas possibilidades para se superar um período de turbulência e, ao mesmo tempo, cuidar da imagem.

Orçamento limitado não pode mais ser desculpa, pois há estratégias de comunicação super eficientes que não necessitam apenas de investimento financeiro.

Elas exigem muito mais da criatividade e do relacionamento. Um case de sucesso me vem à mente nesse momento. Não faz muito tempo, uma empresária do ramo de estética estava um tanto quanto desmotivada com seu negócio.

Ela havia decidido reformar sua clínica, nesse ano, para melhor atender ao cliente, mas não contava com o retrocesso econômico.

Conclusão: com a sede fechada, ela passou a atuar em outro local que não a agradava e aos poucos seus clientes foram debandando.

Ela não tinha os maiores recursos do mundo, mas ainda assim, decidiu ouvir um especialista em comunicação e construção de marcas e foi surpreendida.

Uma matéria sobre sua clínica e suas ações para superar a crise, divulgada em um dos maiores jornais da cidade, fez a situação mudar. A clínica ainda não voltou para a sede oficial, mas a proprietária modificou sua percepção do negócio.

Passou a acreditar mais em seu potencial, e tomou atitudes para investir em relacionamentos e na construção de sua marca. Em tempos de crise, ela investiu em comunicação enquanto seus concorrentes ficaram retidos em ações de vendas.

Ela saiu na frente. Se neste ponto do artigo você estiver pensando: mas eu não sei fazer isso. Minha resposta é “ainda bem”. Cuide de seu negócio, pois há especialistas para resolver essa questão para você.

A única alternativa que precisa ser descartada é a de que nada pode ser feito em tempos de crise. Escolha vender lenço, ao invés de chorar e invista em ações de comunicação que construam e solidifiquem a sua marca. Depois disso, comemore os resultados.

* Patricia Casseano é jornalista, especialista em Estratégias de Comunicação para Construção e Solidificação de Marcas e CEO do Grupo Image, agência full em comunicação.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena