Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Foco é o primeiro passo para a realização

Foco é o primeiro passo para a realização

15/11/2015 Eduardo Shinyashiki

Um dos principais fatores para a não realização de algo, seja uma tarefa rotineira do trabalho ou a viagem dos sonhos, por exemplo, é a perda de foco.

Muitas vezes, ao estabelecer um caminho a ser percorrido para atingir o objetivo, nos desviamos do que realmente era importante.

Isso acontece, pois a todo tempo insistimos em olhar para os lados e não focamos naquilo que queríamos inicialmente.

Fazendo o caminho inverso, muitas pessoas se concentram naquilo que não querem, ao invés de focar no seu objetivo.

Esse comportamento faz com que nos enfraquecemos e canalizemos energias para o outro lado, aquele que foge do nosso propósito. Imagine a meta de regar o jardim com uma mangueira.

Ela será perfeitamente alcançada se a água sair da torneira e ir direto para a ponta da mangueira. Agora, se a mangueira contar com diversos furos a água não chegará com força suficiente para atingir a meta de aguar as plantas.

Resultado: insucesso na ação. Se você tem o objetivo de que a sua apresentação para a diretoria seja um sucesso, então defina primeiro onde é que colocará atenção.

Pense em termos de possibilidades e impossibilidades e considere possíveis interferências, pois certamente elas surgirão.

Contudo, permita-se não se concentrar em pensamentos como “Não consigo, não dá, é impossível, ele não irá gostar”, e busque contextualizar o seu desejo: “O que preciso fazer e em qual contexto preciso estar inserido para que o meu objetivo se torne real?”.

Isso é seguir o caminho sem destoar. A atenção nas adversidades nos faz focar somente nos problemas e dificuldades, podendo já prever-se o final: frustração, infelicidade e sentimento de impotência.

Lembre-se, o resultado é fruto de onde você coloca a atenção, por isso, não desperdice tempo tentando encontrar defeitos em torno do seu objetivo.

Os nossos pés nos levam para frente, mas é a nossa cabeça que nos comanda, desse modo, o foco é o primeiro passo para a realização de qualquer objetivo.

Se tropeçar, levante, considere as críticas e seja humilde para pedir ajuda. O importante é não perder de vista o alvo e a energia para seguir.

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena